ECONOMIA

Bagé e Pinheiro Machado sediam audiências sobre empreendimento da Votorantim Metais

O projeto prevê a instalação da lavra de zinco, cobre e chumbo em Minas de Camaquã

Empresa alega que rio Camaquã não sofrerá nenhum tipo de dano, argumento que é rebatido por ambientalistas

Empresa alega que rio Camaquã não sofrerá nenhum tipo de dano, argumento que é rebatido por ambientalistas Foto: Divulgação TP

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Votorantim Metais Holding (VMH) realizará audiências públicas para apresentação do Projeto Caçapava do Sul, nas cidades de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, respectivamente.

Nos eventos, a comunidade poderá esclarecer dúvidas e conhecer detalhes do empreendimento de  lavra de zinco, cobre e chumbo, em fase de análise de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam).

O projeto da VMH em Caçapava do Sul é o primeiro, no Brasil, com a utilização do sistema de empilhamento a seco de estéril e rejeito, dispensando o uso de barragens. Em relação ao rio Camaquã, segundo a empresa, não haverá descarte de resíduos. “Toda a água do processo será tratada e reutilizada. Há previsão de 100% de recirculação e aproveitamento, inclusive, da água da chuva”, assinala nota encaminhada ao TP pela assessoria de comunicação da Votorantim.

O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul, a 260 quilômetros de Porto Alegre. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental, que conta, posteriormente, com as fases de obtenção das Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO). Em julho, foram realizadas audiências públicas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul, com a participação de cerca de 1.600 pessoas.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre.  Nos locais, os interessados podem registrar questionamentos para que sejam respondidos durante as audiências.

A definição do formato e a condução das audiências são regidas pela Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador.

CONTRÁRIOS – Um abaixo-assinado online contrário ao empreendimento foi organizado e deverá ser entregue ao Ministério Público Federal (MPF). No documento os organizadores assinalam sua contrariedade. “Um grupo de residentes na Bacia do Rio Camaquã, no Rio Grande do Sul, se posiciona contra o estabelecimento de uma Usina de Chumbo e Zinco, a céu aberto, que a Mineração Santa Maria (Votorantim Metais) quer explorar. Tal empreendimento causará danos ao meio ambiente e prejudicará as gerações vindouras de habitantes da região”, assinala o texto de abertura do abaixo-assinado, que está postado no site especializado neste tipo de ação, o change.org.

Também, um grupo de moradores da região das Palmas, em Bagé, com apoio de vereadores da cidade, já realizou dois encontros na câmara bageense no sentido de encaminhar ações contrárias a instalação do empreendimento.

AGENDAS DAS AUDIÊNCIAS

22/11 – 9h, no CTG Marca dos Tempos, na Avenida Caçapava, s/nº, em Santana da Boa Vista

23/11 – 9h, no Ginásio Graciano, na Rua Barão do Amazonas, nº 50, em Bagé

24/11– 9h, no Clube Comercial, na Rua Doutor Arruda, nº 435, em Pinheiro Machado

Comentários do Facebook