EDUCAÇÃO

BuZum deixa ensinamentos e alegrias em Candiota e Pedras Altas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Teatro fez a festa dos alunos em Pedras Altas Foto: Divulgação TP

As escolas Santa Izabel e Neli Betemps, de Candiota e Assis Brasil, de Pedras Altas, receberam o projeto BuZum, que se apresenta pela Se¬cretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet e apoio da CMPC.

A empresa acredita em iniciativas que levam cultura e educação para as comunidades. As sessões foram dentro do ônibus BuZum, através de um teatro de quatro rodas que possuiu palco, iluminação e ar condicionado com capacidade para 50 pessoas por sessão.

O projeto conta a história de uma forma lúdica sobre a água do nosso planeta, sua importância e a forma como é utilizada de maneira consciente e econômica sem prejudicar nossa saúde e o nosso meio ambiente. Com o título “13 Gotas”, o espetáculo foi montado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. O BuZum levou até as crianças de forma educativa e com diversão, explicações sobre os diferentes estados da água e ciclo da chuva, além de mostrar que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo.
Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo e na natureza.

NOS MUNICÍPIOS – Em Candiota, o BuZum esteve nos dias 16 e 17, e em Pedras Altas, nos dias 18 e 21. Na Capital do Carvão, somente da escola Neli Betemps participaram 84 alunos do 6° ao 9° ano e 71 alunos do pré ao 5°ano). Para a diretora Ana Jovelina da Cunha Franco Hernandes, a peça foi bem divertida. “A peça é bem interessante e teve bastante participação dos alunos. Vimos também que ela é mais direcionada para a faixa etária dos pequenos, devendo abranger até alunos do 4° ano, mas teatro é sempre bem-vindo devido a forma de interação dos alunos com a realidade”, expôs.

O espetáculo também esteve na escola rural Santa Izabel, abrangendo os alunos do educandário, que também receberam um material educativo sobre o espetáculo. No educandário, 151 alunos prestigiaram o espetáculo. De acordo com o diretor Alex Perleberg, “a escola desenvolve trabalhos relacionados ao meio ambiente como, por exemplo, a coleta seletiva e a horta escolar. Essa proposta do projeto BuZum reforça nosso trabalho de maneira lúdica através do teatro, proporcionando um novo universo para o nosso educando.”

Na Cidade do Castelo a apresentação do BuZum culminou com as comemorações alusivas ao Dia da Criança, que foram adiadas no município e comemoradas em duas etapas. A primeira foi direcionada para crianças do pré ao 5°ano, e a segunda do 6° ao 9°ano, com a participação das cinco escolas da rede municipal e demais crianças da comunidade, chegando a mais de 350 participantes.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cilene Tardiz, que contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, o evento foi realizado no ginásio Gupa com início às 14h. Para ela, a participação do teatro BuZum foi encantador e as crianças se divertiram bastante. “É um projeto encantador que foi possível ofertar as crianças. Eles também se divertiram nos brinquedos infláveis e aproveitaram os deliciosos doces, salgados e refrigerantes, além de brindes. Foi um ótimo evento e muito importante poder proporcionar para as nossas crianças “, comentou a secretária.

Atores do BuZum animaram as crianças da Santa Izabel

Alunos receberam materiais didáticos sobre o tema

Ônibus lotava em cada atividade no Neli Betemps

Comentários do Facebook