PATRIOTISMO

Caminhada cívica de Candiota leva patriotismo e protestos para avenida

Sob o tema municipal sustentabilidade, escolas levaram mensagens ecológicas durante o desfile Foto: J.André TP

Autoridades fizeram o arriamento das bandeiras ao fim do desfile Foto: J. André TP

O dia amanheceu não muito animado na Capital Nacional do Carvão neste feriado de 7 de setembro. O tempo estava nublado, contudo aos poucos o sol foi aparecendo e a temperatura ficou agradável para as comemorações da Independência do Brasil em Candiota.

Centenas de alunos, professores e funcionários de praticamente todas as escolas municipais e estaduais do município, além de entidades, desfilaram na manhã desta quinta-feira pela principal avenida da cidade, a 24 de Março. A secretária de Educação local, Giselma Pereira, e o prefeito Adriano dos Santos abriram o desfile, juntamente com as autoridades municipais junto ao palanque oficial armado na praça Dario Lassance. “Apesar de tudo que está ocorrendo no País, nós nos orgulharmos de sermos brasileiros, gaúchos e candiotenses”, resumiu o prefeito.

Além dos temas nacional – homenagem ao cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, estadual – em homenagem a 80ª Corrida do Fogo Simbólico e aos 70 anos de criação da Chama Crioula e a municipal – Candiota: promovendo desenvolvimento e sustentabilidade, a Caminhada Cívica deste ano também foi de protestos, principalmente dos professores e funcionários de escolas, contra o parcelamento de salários promovido pelo governo do Estado.

O desfile foi animado pelas bandas marciais das escolas estaduais Jerônimo Mércio da Silveira e de Seival. O saudoso tradicionalista candiotense, morto recentemente e que neste dia 7 completaria 75 anos, Alfeu Coelho Duarte, foi também homenageado durante a solenidade.

Ao fim do desfile, sob a execução do hino nacional, o prefeito, o vice Gil Deison Pereira e o sargento da Brigada Militar local, Cristiano Àvila, fizeram o arriamento das bandeiras e o prefeito fez a extinção do fogo simbólico, dando por encerrada as comemorações da Pátria de 2017.

Protestos contra o parcelamento dos salários dos servidores estaduais também tiveram espaço durante o desfile Foto: J.André TP

CONFIRA NA GALERIA COMO FOI A CAMINHADA CÍVICA 2017

Autorizamos o compartilhamento das imagens em redes sociais pessoais, mas pedimos a gentileza de dar crédito as fotografias: J.André/Jornal Tribuna do Pampa

Comentários do Facebook