EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico atinge resultados esperados em Pedras Altas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Aparelhos eletrônicos foram coletados em ponto fixo e através de um trator com reboque Foto: Divulgação TP

A primeira campanha para recolhimento de lixo eletrônico em Pedras Altas foi come­morada pelo Executivo. Realizada pela Secretaria de Agricultura, que tem a frente o secretário Ivanilson Moreira, o Kako, a ação aconteceu de duas formas, com um ponto de coleta e orientação na praça central, e por meio da utilização de um trator com reboque reco­lhendo pelas ruas da cidade.

De acordo com o se­cretário Ivanilson, diversos tipos de eletrônicos foram coletados. Entre os mate­riais recolhidos estavam TVs de tubo, led e LCD, Impressoras, scanners, no­tebook, mouse, computa­dores, monitores, teclados, secadores de cabelo, micro­-ondas, ferro elétrico, forno elétrico, liquidificador, tor­radeira, ventiladores, bate­deiras, celulares e telefones em geral. Ele destacou a preocupação da Prefeitura de Pedras com o recolhimento deste tipo de lixo, principalmente ao seu po­tencial poluidor, já que são equipamentos fabricados com metais pesados e alta­mente tóxicos, que em con­tato com o solo contaminam as águas subterrâneas e, se queimados, poluem o ar e podem causar doenças gra­ves. “Esta é uma campanha inovadora que demonstra a seriedade com que a Prefei­tura vem tratando a questão ambiental no município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecno­lógico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando nas residências, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada, de modo que a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluen­te”, detalha Kako.

Uma grande quantia de equipamentos inservíveis foi arrecadada Foto: Divulgação TP

A primeira coleta aconteceu em parceria com a Emater e a empresa de Bagé Multi Reverse, que deu o devido destino aos aparelhos para reaproveitamento e reciclagem. A coleta também foi comemo­rada pelo prefeito Bebeto Perdomo. “Esta é uma ação que propõe alternativas de tratamento para este tipo de lixo, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social. Foram arrecadadas toneladas de eletrônicos, o que demonstra a cons­cientização da população. O nosso muito obrigado a todos que colaboraram com essa campanha, o meio am­biente agradece”, finaliza o prefeito.

Comentários do Facebook