HONRARIA

Com participação em 25 cavalgadas, tradicionalista recebe Mérito Farroupilha da Câmara de Candiota

Carlos Adão Soares Rodrigues se emocionou ao receber a homenagem

Ao fim, familiares e autoridades posaram para uma fotografia conjunta com o homenageado Foto: Fotos: J. André TP

Tradicionalistas, familiares e autoridades de Candiota se reuniram na noite da última sexta-feira (14) no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária, para uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no sentido de conceder, como já é tradição durante a Semana Farroupilha, o título de Mérito Farroupilha a um tradicionalista ou entidade da cidade.

Neste ano, por proposição do vereador Dinossane Pech (PSDB) e aprovado pela unanimidade dos vereadores, o escolhido para receber a homenagem foi o tradicionalista Carlos Adão Soares Rodrigues.

Vereador Dinossane Pech, que propôs a homenagem, entregou o decreto ao homenageado

HOMEM DAS CAVALGADAS – Adão Rodrigues nasceu em Bagé há 63 anos, mas veio para Candiota (que ainda pertencia a Bagé) em 1974. Na Capital Nacional do Carvão constituiu família com a esposa Neuza Loreto Rodrigues, com quem teve três filhos, que lhe deram quatro netos.

Participante ativo do tradicionalismo, o motorista aposentado ajudou literalmente a construir os CTGs Luiz Chirivino, Candeeiro do Pago e Batalha do Seival. Com milhares de quilômetros percorridos, Adão andou no lombo do seu cavalo por este Rio Grande afora, indo também no Uruguai e Argentina. Ao longo da vida participou de nada menos que 25 cavalgadas para engrandecer e cultuar a tradição gáucha.

Vereadora Andréa e o prefeito Adriano entregaram
uma placa alusiva a Adão

GAÚCHO COMPLETO – Guasqueiro (que realiza trabalhos em couro) e alambrador, como definiu o vereador e proponente Dinossane, durante sua fala, que Adão Rodrigues era um gaúcho completo. “Este mérito vai para um gaúcho que de fato vive a tradição”, destacou.

Para o prefeito Adriano dos Santos, a entrega do mérito a Adão apenas ratificava o quanto Candiota cultua as tradições. “A família tradicionalista de Candiota e nela me incluo, está em festa hoje ao conceder este mérito”, assinalou.

A presidente do Legislativo, vereador Andréia Rangel (MDB), enfatizou a iniciativa da Câmara em todos os anos buscar homenagear alguém que tenha contribuído para a cultura gaúcha. “Parabenizo o seu Adão e sua família”, disse.

Adão com os quatro netos, os quais já vivem o culto às tradições

Também se manifestaram parabenizando o homenageado, os líderes dos partidos na Câmara: Fabiano Oswaldo pelo PT, Fabrício Moraes pelo MDB e Claudivam Brusque pelo PSDB.

Visivelmente emocionado, o homenageado apenas agradeceu as demonstrações de carinho. “Estou muito feliz por tudo que está acontecendo aqui hoje”, disse.

Além de depoimentos gravados por amigos e exibidos num telão, a prenda Cailene Prestes declamou o poema O Pingo em homenagem ao tradicionalista. A Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) – que Adão ajudou a fundar, lhe entregou, como forma de homenagem também, um pôster com a foto de uma das cavalgadas que ele participou.

A invernada artística do CTG Batalha do Seival fez uma apresentação durante a sessão abrilhantando ainda mais o evento.

Associação dos Cavaleiros presenteou o tradicionalista com um pôster de uma das suas 25 cavalgadas

Comentários do Facebook