FENADOCE 2019

Comitiva de Hulha Negra visita expositores da agricultura familiar

Hulha Negra está representada pelas agroindústrias Tia Zane e Pillar Artesanato

Comitiva visitou os produtores na semana passada Foto: Joanes Araujo/Especial TP

No fim da semana pas­sada, o TP mostrou a primeira participação em feira da agroindústria de Hulha Negra Tia Zane – de panificação. Através de um dos representantes da agroindústria e filho de Tia Zane, Henrique Outeiro, foram mostrados os prepara­tivos, produtos apresentados e expectativa para a 27ª Feira Nacional do Doce, a Fenadoce, que acontece em Pelotas até o próximo dia 23 de junho.

Secretário Luis Fernando junto aos proprietários da Pillar Artesanato Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Como forma de in­centivo e apoio às agroin­dústrias, uma comitiva de Hulha Negra, formada pelo secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima e o chefe do escritório da Ema­ter Hulha Negra, Guilherme Zorzi, acompanhados de produtores de Hulha Negra e Dom Pedrito, além de integrantes da Emater de Bagé e Dom Pedrito, visitou a agroindústria da Tia Zane e a Pillar Artesanato, já participante ativa de feiras como Expointer e Feira de Brasília, além de outras da região na área de roupas e produtos em lã. Manoel Domingues, proprietário da Pillar, conta que o movi­mento ainda estava fraco no período, mas que a tendência era aquecer comercialmente nos últimos dias da feira. “O nosso destaque é para a Tia Zane, pois pela primei­ra vez algo da agricultura familiar de Hulha Negra ligado ao setor alimentício, está expondo em uma feira de cunho nacional. Foi uma oportunidade dos produtores que haviam ido conhecer nas proximidades o funciona­mento de uma agroindústria de ovos, perceber que é possível também estar lá e entender a grandeza da feira, apesar de muitos chegarem lá e não valorizarem, até por falta de entendimento”, expõe o secretário.

Lima ainda relatou a surpresa pela grande mo­vimentação do estande da Tia Zane. “Chegamos lá e tivemos que esperar, a venda estava constante. Procura muito grande, até porque era uma das únicas a vender pães, cucas, bolachas e sal­gados. Relato que tive, era de que as vendas estavam sendo feitas até para os pró­prios colegas expositores. Acredito que as cifras após a Fenadoce serão muito boas e estimulantes para a agroindústria”, enfatiza o secretário, salientando a alegria da participação da agroindústria através do Henrique Outeiro, além da exposição do produto ter sido muito bem feita e estar muito organizada.

Como secretário e incentivador das agroindús­trias, Luis Fernando lembra das dúvidas, anseios e tra­balho. “Tia Zane já estava em uma caminhada quan­do assumimos a Secretaria de Agropecuária, sempre foi corajosa e com gran­de espírito empreendedor. De lá para cá procuramos incentivar e mostrar as po­tencialidades, sem deixar que se perca a qualidade do produto. Estou sempre avaliando para o bem da agroindústria. Até por isso conseguimos o caminhão da Cooptil e fizemos todos os processos necessários para a participação dela na feira”, conclui Lima já contando que uma nova visita deverá ocorrer nos próximos dias.

Henrique Outeiro (C) mostrou alegria por
compartilhar o momento com Zorzi e Lima Foto: Joanes Araujo/Especial TP

TIA ZANE A reportagem do TP contatou com Hen­rique Outeiro, que está no estande da agroindústria da Tia Zane, na Fenadoce, para saber como está a par­ticipação e comercialização dos produtos. Segundo ele, a feira está sendo muito positiva no ponto de vista de relacionamentos, contatos, experiência. “Ficamos bas­tante animados, nossos pro­dutos caíram no paladar da cidade. Pessoal prova, gosta, elogia e volta para comprar novamente. Ficamos muito felizes e estamos tendo um bom resultado. As vendas estão muito boas, quase todos os produtos foram comercializados”, relatou Henrique.

Ele também apro­veitou para informar que já foi acertada a participação da Tia Zane na Feira In­ternacional de Economia Solidária (Feicoop), que ocorrerá em Santa Maria, de 11 a 14 de julho. “A Fenadoce é um momento de aperfeiçoamento e rea­lização de contatos. Foram contatos que aconteceram aqui na Fenadoce, pontos extremamente positivos ao falar em relacionamentos, contatos e novas possibili­dades”, destaca.

Diversas cucas foram doadas ao hospital15 Foto: Divulgação TP

AÇÃO SOCIAL – Além da participação na 27ª Fena­doce, a agroindústria da Tia Zane ainda mostrou que se preocupa pelo próximo. In­titulado “Carinho de Tia”, a equipe forneceu cucas para o lanche das pessoas assistidas pelo Hospital Espírita de Pe­lotas – entidade filantrópica, sem fins econômicos, funda­da pela Liga Espírita Pelo­tense em 1948. Atua na área de saúde mental sob uma visão holística, biopsíqui­ca, sociológica, espiritual. Segundo Outeiro, a doação surgiu após a agroindústria saber da necessidade da en­tidade. “Achamos uma ideia bacana, como uma forma de contribuir com a cidade e retribuir a receptividade que tivemos ao trazer nossos produtos”, explica.

 

Comentários do Facebook