RURAL

Comitiva encaminha liberação de recursos para a Feovelha

Governo do Estado já sinalizou o lançamento de mais um Programa para a Ovinocultura Gaúcha durante o evento

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Sindicato Rural, Executivo e Legislativo de Pinheiro Machado participaram das agendas Foto: Divulgação TP

Durante a terça (8) e quarta-feira (9) desta semana, representantes do Sindicato Rural de Pinheiro Machado cumpriram agenda em Porto Alegre para tratar sobre a realização da próxima edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Na oportunidade, além de Edson Hélio Farias (presidente), Paulo Roberto Alves (secretário) e Estela Garcia (secretária executiva), participaram das reuniões o vice-prefeito Jackson Cabral e os vereadores Mateus Garcia (PDT) e Renato Rodrigues (PSDB).

Conforme relato da Junta Governativa que responde pela entidade atualmente, a comitiva esteve no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil, Corsan, Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), Assembleia Legislativa, Banrisul, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A intenção das visitas era pleitear recursos para o evento que ocorre há 36 anos ininterruptamente em Pinheiro Machado. “Estivemos nessas entidades, que já vêm nos apoiando ao longo desses anos, apresentamos projetos e demais solicitações para garantir recursos. É uma etapa extremamente burocrática porque existem os períodos de inscrição, análise e posterior os resultados para esses pedidos. Estamos esperançosos de que continuaremos contando com essas parcerias e vamos conseguir fazer um grande evento em 2020”, afirmou Edson Farias, o Misura.

Para o Tribuna do Pampa, Paulinho Alves destacou a reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. “Importante ressaltar que já existe a determinação do governador para que se inicie de imediato a construção de um Programa Estadual de Ovinocultura e que a data certa para ser lançado é durante a realização da Feovelha do ano que vem”, informou.

Além disso, o secretário disse que a formação da primeira Comissão Jovem da entidade também foi bastante comentada durante os encontros. “Falamos muito nas audiências a questão da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado que está fazendo um trabalho muito importante. Quando falávamos sobre isso as pessoas brilhavam os olhos porque se trata de uma inovação realmente muito significativa para o setor e para a entidade”, disse.

O grupo confirmou, em primeira mão para a reportagem, que a 36ª Feovelha contará com um pavilhão destinado especialmente para a agricultura familiar e que também já estuda procurar dois empreendedores responsáveis por projetos a serem instalados futuramente na região para fazer parte do evento. Ao que tudo indica, diante da movimentação da entidade e dos colaboradores, no próximo ano Pinheiro Machado deve contar com uma verdadeira Feovelha da retomada – aos moldes do que já foi um dia, com toda a sua representatividade inclusive fora do Estado e do país. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 no Parque Charrua.

A comitiva foi recebida na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado Foto: Emerson Foguinho/Especial TP

Comentários do Facebook