PROGRAMA LÍDER

Congresso aponta quatro áreas para o desenvolvimento da região

Protocolo entre as universidades de Milão e Pelotas foi assinado

Protocolo entre as universidades de Milão e Pelotas foi assinado Foto: Divulgação TP

O município de Bagé sediou ontem e hoje (13), o 1º Congresso dos Participantes do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). Um dos objetivos do programa é desenvolver as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. O evento encerrou com a participação de lideranças de 43 cidades gaúchas.

Para a região da Campanha foram apontados como prioridade o agronegócio, educação, energia e turismo. Já os eixos do agronegócio, energia, indústria e turismo foram elencados para a Fronteira Oeste e na região Sul foram apontadas as áreas do agronegócio, educação, energia e recursos hídricos, tecologia e inovação e turismo.

Na ocasião com a finalidade de compartilhar o conhecimento e desenvolvimento da região, um protocolo de intenções foi assinado entre os reitores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini e da Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Católica de Milão, Vito Moramarco.

O programa teve início em 2015 na Campanha e na Fronteira Oeste. Em cada uma delas, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencarem as prioridades locais para, juntos, construírem um plano de desenvolvimento regional. Toda esta caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE em oito encontros de desenvolvimento grupal e planejamento. O trabalho teve continuidade em encontros bimestrais de acompanhamento e monitoramento de resultados. A Região Sul, onde o Líder foi realizado de forma pioneira em 2008, juntou-se a estas duas regiões, em meados de 2015, para revisão e atualização da estratégia. Nesta região, há sete anos o programa foi o ponto de partida para o surgimento do Movimento Novo Sul, que ajudou os líderes regionais a redescobrirem a força de trabalhar juntos. Também foi a partir do Líder que nasceu o Plano de Desenvolvimento que integrou e consolidou mais de cinco projetos já existentes no Sul gaúcho.

No congresso, 126 lideranças apresentaram as principais demandas dos mais de 40 municípios.Segundo o diretor-superintendente do Sebrae RS, a partir de agora, cada grupo munido de seu plano de desenvolvimento vai promover articulações locais através dos eixos estratégicos definidos como prioridade em prol do crescimento regional.“O Líder é um grande trabalho de mobilização junto às principais lideranças regionais tendo em vista promover a construção de caminhos empreendedores e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento  regional. A partir de agora, temos 126 líderes de 43 municípios que estão mobilizados para fortalecer uma economia que representa 10,6% do PIB do Estado e, até pouco tempo, vista como a região mais deprimida do Rio Grande”, sintetizou.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhou o evento e ressaltou o potencial da região, bem como, as oportunidades que os jovens têm em criar o seu próprio negócio, através da produção regional. “Tem espaço para todos, desde o pequeno ao grande para gerar riquezas, desenvolvimento e economia”, destacou. O diretor nacional do Sebrae, Guilherme Affi Domingues, não compareceu ao congresso, mas encaminhou um vídeo destacando a importância projeto, bem como, a união entre as lideranças para um desenvolvimento.

MENTORES – Agora os líderes regionais serão acompanhados por cinco renomados mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de articulação regional. São eles: o empresário e proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos, Darci Schneid; cientista político e professor do Instituto de Ensino Superior em São Paulo (Insper), Fernando Schüler; escritor e publicitário, Luiz Coronel; empresário e produtor de azeite de oliva em Pinheiro Machado, Luiz Eduardo Batalha e presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes.

Comentários do Facebook