SEGURANÇA

Convênio de trânsito é homologado em Hulha Negra e comissão da Jari passa por curso

Hessel e Manfron participaram de um dia de curso para atuar na Jari Foto: Divulgação TP

Já foi assinado, homologado e publicado do Diário Oficial do Estado, o convênio entre o município de Hulha Negra, através do Departamento de Trânsito, o Estado do Rio Grande do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e a Brigada Militar. O convênio visa dar continuidade ao plano de trânsito do município que ainda não estava regulamentado em 2017, para que a Brigada Militar possa atuar de forma fiscalizadora em Hulha Negra.

O último contrato estava vencido desde 2015, fato que já havia levando a um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque o município deixa de obter retorno financeiro por infrações de trânsito cometidas e que não podem ser autuadas por falta do convênio.

De acordo com o Diretor de Trânsito de Hulha Negra, Antônio José Hessel, as autuações já podem ocorrer por parte da Brigada Militar, porém sinalizações indicativas de trânsito ainda devem ser instaladas nas próximas semanas. “Já estão sendo confeccionadas no Complexo 21, em Bagé, órgão ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), placas de sinalização viárias para instalação na sede e estradas, em pontes e curvas perigosas, além da pintura dos meios-fios das calçadas da avenida Getúlio Vargas e faixas de pedestres”, relata Hessel.

Questionado quanto a recursos para a nova sinalização, tanto vertical como horizontal, ele afirma que o município já possuía em conta o valor, só não era permitida a utilização pelo fato da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) do município não estar devidamente formada e habilitada pelo governo do Estado. “A Jari já existia, mas não estava atuante. Neste ano, a Jari, em Hulha Negra, está composta por Volnei Manfron (presidente), Cristiane Scholant, Claudete Bautista e Juciane. Com a Jari formada, o valor que havia em conta foi liberado e com isso foi possível fazer a compra da sinalização necessária para começo dos trabalhos”, afirma o diretor.

Posteriormente as sinalizações da sede do município, o departamento deverá adquirir a sinalização para o interior do município. Segundo Hessel, os assentamentos deverão receber placas indicativas de localização. “Com recursos do Legislativo de Hulha Negra, deveremos adquirir esses materiais. Já solicitamos orçamentos para esse outro trabalho. Também estamos com um projeto de instalação, se possível até o final deste ano, de duas lombadas, de 15cm por 2 metros em frente a Escola Monteiro Lobato, um local que identificamos ser perigoso e onde os veículos trafegam com velocidade expressiva”, adianta o diretor.

CURSO DA JARI – Na quarta-feira (30), o diretor do Departamento de Trânsito e o presidente da Jari, Volnei Manfron, participaram, em Porto Alegre, de um curso sobre a Jari. O curso aconteceu no centro de Treinamento da Procergs e teve por finalidade o conhecimento sobre as formas de atuações da Junta no município.

Comentários do Facebook