ERS-608

Daer e Prefeituras firmam parceria para recuperação de 48km de estrada

A ação foi confirmada na manhã de sexta-feira (29) Foto: Roberto Witter/Especial TP

Após protesto de trabalhadores na última semana, a estrada que liga os municípios de Pedras Altas e Herval, pela ERS-608, já começou a receber atenção. A informação é do próprio grupo de manifestantes – que liberou o tráfego, mas continua no local fiscalizando para que o trabalho realmente aconteça conforme prometido pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer/RS).

A ação foi confirmada em primeira-mão para o TP, logo após reunião do deputado estadual Fábio Branco (MDB) com o titular da Secretaria Estadual de Transportes e Logística do Estado, Juvir Costella. Segundo ele, a manutenção começaria assim que a passagem dos veículos fosse totalmente liberada. Horas depois, ainda na sexta-feira (29), a equipe do Daer realizou vistoria e descarregou as primeiras cargas do material utilizado para os reparos.

Nesta segunda-feira (2), a assessoria de comunicação do Daer respondeu o questionamento do jornal quanto à operação. “Estão sendo mobilizados os equipamentos e o material para a execução de patrolagem nos 48 quilômetros da rodovia. O trabalho inicia por Herval e prossegue em direção a Pedras Altas, incluindo a colocação de dois bueiros na estrada”, diz a nota.

Para realização do trabalho, a Prefeitura de Herval também participará ativamente das melhorias da ERS-608. De acordo com os trabalhadores responsáveis pela mobilização, a parceria foi firmada para que o município disponibilizasse o maquinário. “Estivemos reunidos com os representantes do Daer e das duas Prefeituras para firmar a parceira, também conseguimos doação de 3 mil litros de diesel para colocar no maquinário de Herval, que não tinha como custear. A estrada está totalmente liberada conforme foi solicitado, mas nós continuamos aqui atentos para caso de algum descumprimento nós voltamos a trancar”, afirmou Thayller Machado, organizador do ato.

O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo disse que é parceiro para ajudar, mas que neste momento não pode deslocar maquinário porque estes estão comprometidos com estradas municipais.

PINHEIRO MACHADO – Teve início, na última semana, o trabalho de recuperação do trecho da ERS-608 que liga o cemitério de Pinheiro Machado até as torres. A ação foi possível graças a uma parceria tripartite entre o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer), a empresa Tanac que doou os bueiros e a Prefeitura local.

Conforme relato do secretário de Obras, Danúbio Peres, as tratativas iniciais foram agendadas em reunião no início de novembro e antes do final do mês já foi possível colocar o projeto em prática. “A ação tripartite se constitui em um ato importante envolvendo parceria entre o público e o privado na busca de soluções para o enfrentamento de momentos de crise como os quais Pinheiro Machado vem atravessando”, disse.

Segundo Danúbio, os trabalhos continuaram inclusive no sábado (30) e se estendem até o dia da conclusão da recuperação do trecho conforme acertado.

O Daer já deu início ao trabalho de recuperação Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook