EDUCAÇÃO

Em ranking de governança do TCU, Unipampa é a sexta do país e a primeira do RS

Verba para universidades deve atender ranking de governança e gestão pública do TCU Foto: J.André TP

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a Pontuação no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para medir a capacidade das instituições públicas federais de gerir seus bens, será determinante para a definição de verbas que cada universidade irá receber. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) consta como sexta colocada no IGG no Brasil e primeira no Rio Grande do Sul.

De acordo com o MEC, as instituições mais bem posicionadas irão ser “premiadas”. O secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, explica que palavras como gestão e planejamento são a chave para a distribuição da matriz de recursos, segundo a nova lógica de distribuição de verbas.

O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, explica que a alta gestão da instituição, em parceria com os campi, sempre procurou uma gestão e governança de maneira compartilhada e dentro dos preceitos da lei, por isso a conquista do 6º lugar no ranking do TCU no Brasil e 1º no Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo na administração sempre foi o de organizar e gerenciar as verbas da universidade com responsabilidade e transparência, priorizando os temas importantes para a comunidade universitária e para que a Unipampa se torne cada vez mais referencial como uma instituição laica, gratuita, inclusiva e de qualidade”, disse ele.

Comentários do Facebook