EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Escola rural de Candiota desenvolve projeto para revitalizar entorno do educandário

Revitalização da pracinha, jardinagem e confecção de enfeites foram atividades do projeto

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Crianças participaram de forma ativa no projeto para melhorar a escola Foto: Divulgação TP

O segundo trabalho premiado no projeto SSM – Candiota Sus­tentável com uma viagem a Quinta da Estância, é o desenvolvido pela Escola Mu­nicipal de Educação Infantil Madrugada, que funciona nas instalações da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vinte de Agosto.

Desenvolvido pelas professoras Liane Dias, Lia Mara Huber e Vanderleia Anschau, o projeto foi voltado ao embelezamento do entorno da escola com a revitalização da pracinha, confecção de bichinhos para embeleza­mento do pátio, prática de jardinagem, plantio e podas de árvores e arbustos.

Segundo Liane Dias, que também é responsável pela escola Madrugada, du­rante as atividades os alunos foram incentivados a reapro­veitar materiais como pneus, troncos, madeiras, garrafas PET e caixas de frutas. “Que­ríamos dar uma nova vida ao pátio da escola, embelezando este ambiente, criando o gosto nos alunos por cuidar e recu­perar os espaços onde se vive com criatividade”, explicou Liane.

Devido ao período de execução do projeto ser bastante curto, nem todas as metas propostas foram concluídas, porém, segundo as professoras, os trabalhos continuam sendo realizados, tais como a oficina de podas de árvores e arbustos com os alunos e a comunidade escolar.

Questionada a falar sobre os resultados obtidos junto aos alunos, Liane disse terem sido muito satisfatórios. “Atingimos os objetivos pro­postos, onde grande parte da nossa comunidade escolar se envolveu e se empenhou para a execução do projeto, seja com a mão de obra ou doações de materiais. Foi muito lindo ver o envolvimento de todos, inclusive de pessoas que não tem filhos na escola, mas que entenderam a importância de revitalizar o espaço que é de muita valia para todos que residem nesta comunidade, pois a escola é o único ponto de referência das comunida­de, onde todas as crianças e jovens se encontram para o lazer e descontração”, afirma a professora.

Brinquedos foram revitalizados Foto: Divulgação TP

PROBLEMA E AÇÕES A professora explicou ainda, que foram identificados cinco problemas e buscadas ações para a solução – situações que formaram o projeto. Confira:

1 – Podas e plantação de ár­vores e arbustos: Buscou- se uma parceria com o Instituto Padre Josimo, onde será reali­zada uma oficina com técnico especializado para os alunos, sobre prática de podas e plan­tios de árvores e arbustos. No primeiro momento, não foi possível realizar o plantio de árvores, devido a cerca do pátio da escola não estar pron­ta. O Instituto disponibilizou também mudas de árvores e de flores para a escola.

2 – Reaproveitamento de materiais recicláveis: ajuda de pais, alunos e professores para destino de materiais re­cicláveis. Muitos já estavam na escola, porém sem ser aproveitados; outros foram coletados na comunidade: pneus: foram confeccionados bichos (cobra, sapo, tartaruga, joaninha, porquinho, vaqui­nha, cavalinho etc.) e enfeites para o pátio da escola (poci­nho e canteiros para jardina­gem); garrafa PET: foi feito canteiros para jardinagem; caixa de frutas: foram cons­truídos trenzinho para brincar e plantar flores; madeiras: foram fabricados bancos de praça para assento, armação da rede de vôlei, construção do esporte espirobol.

3 – Pracinha em mau estado de conservação e uso: mu­tirão de pais e alunos para revitalização dos brinquedos já existentes e fabricação de novos brinquedos.

4 – Cerca do pátio da escola deteriorada em mau estado de conservação: parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Candiota com destinação de recursos para compra de materiais para construção da nova cerca do pátio da escola.

5 – Necessidade de uma horta escolar: será construída com ajuda de jovens da comuni­dade, pais e alunos da escola. Será aproveitada a mesma cerca do pátio da escola que ainda não está pronta. Em razão disso não foi possível iniciar os trabalhos, somente após a cerca estar concluída.

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