GESTÃO

Financiamento para aquisição de ovinos foi tema de reunião do Executivo pinheirense em Porto Alegre

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O prefeito Zé Antônio colocou como meta a Feovelha para assinatura do primeiro contrato Foto: Roberto Witter/Especial TP

A semana foi de enca­minhamento positivo para o setor da ovino­cultura de Pinheiro Machado. Na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Zé Antônio e o chefe de Gabinete, Alex Rodrigues, cumpriram agen­da na Superintendência do Banrisul em Porto Alegre. Além deles, participaram da reunião o vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior, os diretores Fernando Postal e Osvaldo Pires, o de­putado estadual Fábio Branco (MDB) e o superintendente do Instituto Nacional de Co­lonização e Reforma Agrária (Incra), Tarso Teixeira.

Na oportunidade, foi tratada a proposta de criação de um projeto institucional que tem por objetivo fomen­tar a ovinocultura na região através de financiamento bancário, em condições bas­tante acessíveis para a aqui­sição de matrizes. “A criação de ovinos é uma excelente alternativa, sobretudo para pequenas e médias proprieda­des. A necessidade de dispo­nibilidade de campo é menor e a produção de lã e cordeiros garante ganhos anuais aos pecuaristas”, avaliou o de­putado Fábio Branco, que intermediou o encontro.

Para o TP, o prefeito Zé Antônio disse ter a de­manda bem recebida pelos representantes do banco e demais presentes na reunião. “Se o produtor rural e a ovi­nocultura são o que movem o município de Pinheiro Machado, como governo temos a obrigação de buscar alternativas para facilitar e continuar fomentando cada vez mais a aquisição e a pro­dução de ovinos”, afirmou.

Ainda segundo o ges­tor, já se trabalha com a meta de que o primeiro contrato de financiamento seja fir­mado durante a 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 no Parque Charrua, em Pinheiro Machado.

Durante a reunião, além do acesso ao crédito, Fábio Branco aproveitou para alertar ainda sobre ou­tras barreiras que o Governo do Estado precisa superar para alavancar o setor. “Há o combate ao abigeato e a ação de predadores naturais, como o javali, que também precisam ser alvo de política do Estado”, disse.

Comentários do Facebook