QUESTÃO ENERGÉTICA

Frente Parlamentar do Carvão será relançada oficialmente em Candiota

Evento ocorre na Câmara de Vereadores e busca ampliar a competitividade do setor industrial

O deputado Fábio Branco (MDB) é o proponente da retomada da comissão Foto: Divulgação TP

Proposta pelo depu­tado estadual Fábio Branco (MDB), a Frente Parlamentar do Car­vão Mineral e do Polo Car­boquímico do Rio Grande do Sul será relançada de forma oficial na próxi­ma segunda-feira (24), na Câmara de Vereadores de Candiota. O movimento estava desativado há al­gum tempo na Assembleia Legislativa e agora foi retomado com a inclusão da luta pela ampliação do aproveitamento do carvão mineral.

A intenção é estabe­lecer um canal de diálogo entre especialistas, repre­sentantes do setor produ­tivo e do poder público, capaz de expandir a com­petitividade e a produtivi­dade a partir da indústria carbonífera.

Para Fábio, que é líder da bancada do MDB na Assembleia Legisla­tiva, é importante que o tema, mesmo dividindo opiniões, não tenha um debate restringido a vieses ideológicos, mas basea­do em aspectos técnicos. “Especialistas afirmam que o carvão continuará com fatia importante da matriz energética mundial, pelo menos, até 2040. En­quanto empreendedores e engenheiros afirmam que há tecnologia disponível para permitir a mineração de modo que não sejam produzidos danos irrepa­ráveis ao meio ambiente”, explica o deputado.

Fábio salienta que, mesmo com a necessidade de investimento na produ­ção de energia por meio de fontes renováveis, o carvão não pode ser descartado do processo. “Não podemos, de uma hora para outra, descartar o carvão desse processo. As reservas de carvão do Brasil são três vezes maiores que as de petróleo. Cerca de 90% dessa riqueza fica no nosso Estado. Se o Brasil discute tanto o pré-sal, é incon­cebível que continuemos de olhos fechados para o carvão e suas inúmeras possibilidades”, considera.

O ato de instalação ocorre a partir das 15h e tem o apoio de parla­mentares de diferentes partidos, lideranças locais e de variados setores da sociedade. Com a abertura dos trabalhos, as reuniões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas defi­nidas em conjunto pelo grupo. O relançamento ocorre concomitantemente à retomada do Movimento Pró-Carvão e à reativação da Frente Parlamentar Mis­ta em Defesa do Carvão Mineral, no Congresso Nacional.

Comentários do Facebook