AGÊNCIA SUPERLOTADA

Gerência do Banrisul de Candiota explica questões relacionadas ao atendimento

Uma série de fatores contribuiu para que acontecessem contratempos

Agência ficou superlotada no 5º dia últil do mês

Agência ficou superlotada no 5º dia últil do mês Foto: Arquivo TP

Na quinta-feira (7), véspera do feriado municipal da padroeira de Candiota, a agência local do Banrisul estava superlotada. Era um verdadeiro mar de gente para ser atendida. Habitualmente a agência lota no quinto dia útil de cada mês como foi naquela quinta, porém neste dia foi além.

Segundo o gerente-geral Leomar Trecha, o banco fechou um contrato com uma empresa que está prestando serviços na UTE Pampa Sul e a partir disso, cerca de 1,3 mil trabalhadores passarão a receber pelo Banrisul. “Porém, sem uma combinação prévia, na quinta passada desembarcaram três ou quatro ônibus de trabalhadores para receber, sendo que eles ainda não tinham cartão”, explica o gerente.

Em função desses problemas, que culminaram com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da agência no sábado (na sexta foi feriado e banco não abriu), houve críticas ao atendimento, inclusive de alguns vereadores na tribuna da Câmara na última segunda-feira (11).

DE TODOS – O gerente assinala que o Banrisul, diferente de alguns bancos privados e cooperativas de crédito – que segundo ele, descumprem a legislação -, aceita o recebimento de qualquer título para pagamento independente se é cliente ou não, e isso também gera acúmulo na agência, além de ser o banco onde a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS recebem, bem como, ter as folhas de pagamento da Prefeitura e do funcionalismo estadual. “Aqui nós atendemos a todos sem distinção”, reforça ele.

Conforme o gerente adjunto João Knorst, também as pessoas resistem em usarem outros canais de atendimento, como caixas eletrônicos, correspondentes credenciados e a internet, preferindo esperar na fila para serem atendidos pelo caixa. Segundo ele, até empresas têm essa resistência, que precisa ser respeitada, mas que acaba acumulando dentro da agência.

O gerente-geral justifica também que do quadro de nove funcionários da agência, duas funcionárias estão em licença-maternidade no momento e que não há como repor de forma temporária, além de na última semana um dos funcionários precisou se ausentar por questões médicas e isso também contribuiu no acúmulo de serviços.

Quanto a falta de dinheiro nos caixas, isso foge ao controle da agência local, pois, segundo o gerente adjunto, há uma norma de segurança, que impõe limites nos valores que vão para o caixa e também não é permitido mais reposições, sem falar que já há algum tempo os caixas eletrônicos nas agências não abrem mais aos domingos.

Em relação ao número de caixas, que hoje são dois, a gerência explica que é praticamente impossível o aumento, pois isso também foge a sua alçada. “Estamos atentos e já tomamos medidas para melhoria, inclusive com abertura de mais um correspondente bancário na cidade. Também pedimos para que as pessoas utilizem os canais externos a agência, pois além de rapidez e comodidade, diminui o fluxo e isso é bom para todos”, destaca o gerente-geral.

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