SAÚDE

Hulha Negra realiza a 1ª Semana do Bebê

Voltada a tratamen­tos relacionados a primeira infância, estímulo e envolvimento da sociedade visando agrega­ção de valores nas práticas dos Programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM), foi instituído em 2003, o Dia Nacional do Bebê, em 23 de novembro, e a Semana Estadual do Bebê, através do decreto 42.200.

Em Hulha Negra, a Semana do Bebê será de 11 a 14 de novembro no salão de eventos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Integram a programação palestras, ofi­cinas e uma caminhada pela avenida central da cidade.

O TP conversou com a psicóloga, super­visora do Criança Feliz e Monitora do PIM, Caroline Porto, que trabalha ao lado da coordenadora pedagógi­ca Fátima Fabiana para sa­ber mais como funcionam os programas, seus objeti­vos e o desenvolvimento em Hulha Negra.

Segundo Caroline Porto, o PCF e o PIM pos­suem o objetivo da promo­ção do desenvolvimento infantil envolvendo várias dimensões: neurológica, afetiva, cognitiva e so­cial. “Os cuidados com a educação das crianças nos seus primeiros anos de vida têm reflexos decisivos em seu desenvolvimento, pois segundo dados da Uniceff (2005) até os seis anos de idade 90% das sinapses ce­rebrais já terão sido forma­das, assim como o desen­volvimento da linguagem e o potencial do vocabulário da criança e sua estabili­dade emocional. Destaca­-se a importância desses programas que buscam integrar e satisfazer todas as necessidades promoven­do as suas potencialidades. Além disso, esses programas contemplam ações educativas e de promoção a saú­de, prevenindo as dificuldades, além das ações de atenção a as­sistência quando necessária”, ex­plica.

A psicólo­ga destaca o papel da famí­lia na sociedade. “A família ocupa um lugar central na vida do indivíduo e no processo de construção da sua subjetividade, esta é importante não apenas nos cuidados básicos como comer e ter boa saúde, mas também pela dimensão simbólica que a caracteriza através da qual identidade, valores, vínculos, modelos de comportamento vão se constituindo”, expõe Caro­line, explicando ainda, que Hulha Negra desenvolve a sua metodologia por meio de visitas domiciliares se­manalmente e atividades grupais quinzenalmente, visando promover o de­senvolvimento da criança desde a gestação até a idade escolar.

PROGRAMAÇÃO

– Dia 11 – 14h: credenciamento; 14h30: abertura; 14h45: palestra “A importância do vínculo afetivo”, com a psicóloga Jianes Meris; 15h30: aula de ginástica com a professora Taciani Rodrigues; 16h: coffee break.
– Dia 12 – 14h: palestra “Direitos da gestante”, com Iara Goularte 14h45: ensaio fotográfico para gestantes.
– Dia 13 – 14h: palestra “Alimentação adequada” com a nutricionista Graciela Postiglione e oficina de alimentação saudável.
– Dia 14 – 14h: caminhada da Semana do Bebê; apresentações artísticas dos projetos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras); brinquedos in­fláveis; lanche.

Comentários do Facebook