PANDEMIA

Municípios da região decidem sobre novos decretos ainda nesta quinta-feira

OFERECIMENTO:

Com o novo decreto do governo do Estado, que autoriza prefeitos de fora da região metropolitana de Porto Alegre e da Serra Gaúcha a decidirem sobre a flexibilização para abertura do comércio, esta quinta-feira (16) é marcada por reuniões nos municípios de cobertura do TP impresso. Na quarta-feira (15), depois de 26 dias de isolamento social e fechamento total do setor comercial, Bagé já autorizou a reabertura com uma série de medidas sanitárias para tentar conter a rápida disseminação do novo coronavírus.

Conforme já apurado pela reportagem, Candiota e Hulha Negra trabalham no sentido de afrouxar as medidas vigentes. Os novos decretos devem ser publicados nas próximas horas e somente a partir disso as mudanças começarão a valer.

CANDIOTA – No final da manhã desta quinta-feira (16), o prefeito Adriano dos Santos já esteve reunido com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócio (Acisa), Clarque Rostan, e demais representantes do comércio local para debater sobre a flexibilização das medidas na Capital do Carvão. “Apesar disso, haverá uma exigência muito mais rígida em relação ao controle e prevenção do vírus transmissor da Covid-19, inclusive o uso de máscara para os trabalhadores e clientes”, adiantou o gestor.

HULHA NEGRA – No município, um novo decreto já foi assinado pelo prefeito Renato Machado. “A flexibilização de abertura do comércio vai acontecer de segunda a sábado, somente em um turno, das 13h às 19h. Além disso, também determinamos todas aquelas medidas para evitar aglomerações, fazer uso de álcool gel e máscaras – previstas no decreto do Estado, com requinte do documento emitido pela Prefeitura de Bagé”, disse o gestor. O decreto ainda não foi publicado de forma oficial no site da Prefeitura de Hulha Negra.

PEDRAS ALTAS – Conforme informado para a reportagem, o prefeito Bebeto Perdomo, a equipe da Secretaria de Saúde e o Comitê de Crise têm encontro marcado para debater as possíveis mudanças em relação ao decreto vigente e adaptação ao novo documento emitido pelo governo do Estado. A decisão deve ser divulgada nas próximas horas pelo gestor da Cidade do Castelo.

PINHEIRO MACHADO – Também na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito Zé Antônio se reunirá com o Comitê Extraordinário de Saúde e o departamento jurídico da Prefeitura de Pinheiro Machado para analisar o decreto emitido pelo governo do Estado e reformular o documento local. Na sequência, está marcada uma reunião com a diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) para que as novas medidas sejam apresentadas e debatidas.

Atualizado às 13h57.

Comentários do Facebook