SAÚDE

Janeiro Branco inicia calendário de atividades em Bagé

O início do ano em Bagé terá um calendário de atividades promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial – Infantil (CAPS-I) da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. O Janeiro Branco é um marco estratégico para que se reflita, debata e planeje ações em prol da Saúde Mental e da felicidade para todo o ano. Sendo assim, a coordenadora do CAPS-I, enfermeira Carla Finger, anuncia algumas ações que já estão no calendário, como a distribuição de material informativo; camisetas alusivas ao Janeiro Branco; acesso amplo aos pacientes com triagem para os profissionais da saúde mental; discussão do tema na Praça de Esportes, em dias específicos a serem definidos; ciclo de palestras com psiquiatras, psicólogos e jornalistas no final do mês, entre outras ações em fase de programação durante esta semana, como oficinas, encontro de grupos e atividades artísticas.

O MÊS E A COR – O Janeiro Branco é uma ideia do psicólogo Leonardo Abrahão, de Urberlândia, Minas Gerais. O Janeiro Branco foi inspirado no Outubro Rosa e o mês de janeiro foi escolhido para ser símbolo da campanha pelo fato de que, culturalmente, existe um clima de início de ciclos e renovação de projetos de vida, já o branco foi escolhido por ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto.

A campanha pretende sair das práticas curativas onde a doença já está instalada buscando os cuidados para as práticas preventivas, que são os cuidados emocionais, o fortalecimento emocional, destacando o fato de que qualquer pessoa que passa por dificuldade, precisa entender que é necessário falar sobre as dores, as emoções e buscar cuidados pertinentes para isso. O Janeiro Branco anuncia que não se espera a doença aparecer.

 

Comentários do Facebook