EM SÃO PAULO

Jornalistas candiotenses participam de programas de rede nacional

Gabriel Bonilha e Raíssa Vargas visitam estúdios da Globo e SBT e adquirem experiências no 39º Intercom com a turma do curso de Comunicação Social da Urcamp de Bagé

Jovens exploram conhecimentos no 39º Intercom, em São Paulo

Jovens exploram conhecimentos no 39º Intercom, em São Paulo Foto: Divulgação TP

Desde segunda-feira, 5, os jornalistas candiotenses Gabriel Oliveira Bonilha, 22 anos, e Raíssa Oliveira Vargas, 24 anos, estão participando do 39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, em São Paulo. A programação do evento ocorre até sexta-feira, 9, com diversas atividades, desde palestras, apresentações de trabalhos e oficinas. Os jovens acompanham uma turma de 25 acadêmicos do curso de Comunicação Social da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de Bagé.

Candiotenses contam a experiência vivida no Congresso e nas visitas técnicas

Candiotenses contam a experiência vivida no Congresso e nas visitas técnicas Foto: Divulgação TP

O roteiro da viagem começou a ser feito em março, através de Bonilha, recém-formado no curso. Segundo ele, o planejamento inicia após a secretaria do Congresso liberar as primeiras informações e, a partir daí, reuniões são realizadas para organizar a participação dos interessados no evento.  O jovem relata que nesta edição, o Intercom tem um teor diferente, pois além de ser formado, o tema Comunicação e Educação abordado no evento lhe agrada e chama atenção. “São vários palestrantes e pessoas engajadas na melhoria da comunicação e de nossa sociedade. A interdisciplinaridade que ocorre com vários pensadores, instituições, colegas de profissão, proporciona uma expansão da nossa realidade e agrega valor ao currículo”, acredita.

Bonilha participou do quadro “Os desenhos de Danilo Gentili”

Bonilha participou do quadro “Os desenhos de Danilo Gentili” Foto: Divulgação TP

Além da participação no Congresso, o grupo está realizando visitas técnicas. Uma delas aconteceu na segunda-feira, nos estúdios do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), quando participaram das gravações do programa “The Noite”, com apresentação de Danilo Gentili. Na plateia, os visitantes acompanharam de perto a produção. As edições com a participação do grupo foram ao ar na segunda, terça e quarta-feira a meia noite.  Já na terça-feira e quarta-feira, os graduandos estiveram envolvidos nas atividades do Congresso. A professora do curso, Taiane Volcan, apresentou o trabalho intitulado “Uma guinada ao humor: a mudança discursiva da página Dilma Rousseff no Facebook durante a Copa do Mundo” e um grupo de alunos registrou o debate mediado pelo jornalista Felipe Pena sobre o futuro da televisão.

No penúltimo dia, na quinta-feira, a turma esteve nos estúdios da Rede Globo e fez parte da plateia da gravação do programa Altas Horas, comandado por Sérgio Groisman e exibido todos os sábados, após a edição do Zorra Total. A programação dos alunos encerra nesta sexta-feira, à tarde, com uma visita técnica na redação do jornal Folha de São Paulo.

Para Raíssa Vargas, também recém-formada e, atualmente assessora de Imprensa da prefeitura de Candiota, o Congresso oportuniza que todos possam participar de palestras e seminários relacionados às mais diversas áreas da comunicação. “É uma experiência ímpar, porque até mesmo nós que somos da área, quando chegamos num estúdio que é do porte do SBT ou da Globo, a gente não tem dimensão da forma que é feito, quantas pessoas envolvem e como os equipamentos são fantásticos. Acho que experiências assim nos tira do casulo, principalmente porque somos do interior, já que as estruturas dessas grandes emissoras nem se comparam com a que já tivemos experiências antes, além de nos engrandecer como profissionais”, ressalta a jovem.

A turma está acompanhada pelo coordenador do curso, Glauber Pereira. De acordo com ele a viagem é uma grande experiência, pois coloca os alunos numa realidade de uma grande capital. “Acima de tudo une essa possibilidade de visita técnica e prática de ver como funciona um programa de televisão, quantas câmeras, cortes, as edições. A parte teórica do Intercom oferece várias interfaces. O tema deste ano da Comunicação e Educação se discutiu muito as mídias sociais, das redes de comunicação, como o Youtube, Snapchat e demais outras possibilidades abertas hoje pela tecnologia, principalmente pelo veículo que se tornou o smartphone. Nunca vi um Intercom tão integrado com os fenômenos que estão transformando a sociedade hoje”, avalia Pereira.

Na edição anterior, o curso participou do evento que foi realizado no Rio Janeiro. No roteiro, a turma fez parte da plateia ao vivo do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Comentários do Facebook