EDUCAÇÃO AMEAÇADA

Legislativo de Bagé realiza audiência pública sobre cortes orçamentários nas universidades e institutos federais

A reunião foi uma proposição do vereador Lelinho Lopes (PT) Foto: Divulgação TP

Aconteceu na noi­te desta terça-feira (16), na Câmara de Vereadores de Bagé, a au­diência pública para debater os cortes orçamentários nas universidades e institutos federais. O evento proposto pelo vereador Lelinho Lo­pes (PT), através da Comis­são de Educação da mesma Casa Legislativa a qual faz parte, reuniu membros e servidores da Universidade Federal do Pampa (Uni­pampa) e do Instituto Fede­ral Sul-Rio-Grandense (IF­Sul), além de representantes da Prefeitura, integrantes de sindicatos ligados à área de educação, vereadores e estudantes.

Conforme informa­ções do vereador Lelinho, o debate foi bastante pro­dutivo. Após analise dos últimos orçamentos, lista de gastos fixos de ambas instituições e diante do contingenciamento aplica­do pelo Governo, o parla­mentar afirma que dentro dos próximos meses faltará recursos para o pagamento de itens básicos como luz. “A situação é muito grave e preocupante!”, declara. O temor também é de que esses cortes afetem de tal maneira que causem o fe­chamento ou encerramento de determinadas atividades. Para evitar que a situação se agrave, o edil diz que se faz necessária uma gran­de pressão. “Isso tem que ser revertido com muita cobrança e muita luta. A Educação deve ser um pro­jeto de Estado, de nação”, defende.

A audiência pública reuniu membros da Unipampa e do IFSul Foto: Ronaldo Estevam/Especial TP

Dentro dos próximos dias, os encaminhamentos e deliberações extraídos da audiência serão formatados em um documento que será enviado aos deputados esta­duais e federais, senadores e presidente da República, a fim de que tomem ciência da realidade de ambas ins­tituições e dos riscos que toda comunidade acadêmi­ca está sofrendo. A esperan­ça é que haja um novo olhar diante desse apelo.

Comentários do Facebook