ESPECIAL

Municípios promovem atividades em alusão ao mês da criança

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Alunos do Colégio Hipólito Ribeiro, em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Comemorado tradicionalmente no dia 12 de outubro, o Dia da Criança vai além da distribuição de presentes para alegrar e divertir os pequenos. A data busca chamar atenção para a importância de valorizar essa fase da vida e dar apoio, educação e boa formação ao público infantil. Para marcar a data e as comemorações, as escolas da região de cobertura do TP promoveram uma série de atividades para lembrar da importância de brincar e dar atenção aos pequenos.

CANDIOTA – O Primeira Infância Melhor junto ao projeto Criança Feliz esteve em comemoração na semana que antecedeu a data oficial. As festas foram realizadas em todos os bairros do município e ainda reuniu na sede as famílias atendidas na zona rural. Durante os eventos, as crianças receberam presentes, cachorro-quente e bolo e puderam se divertir nos brinquedos infláveis.

Ticiane Paz, mãe de Samuel de dois anos, um dos atendidos pelo programa, parabenizou a equipe pela festividade. “Já são mais de dois anos que somos acompanhados pelo trabalho da visitadora, colhendo bons frutos. Nossas crianças crescem sendo estimuladas, amadas, acarinhadas, acolhidas e recebidas neste mundo com muita luz”, afirmou Ticiane.

As monitoras Daiane Leal e Liana Silveira afirmam que esses momentos são importantes para que as famílias possam integrar-se em uma atividade em comum. “Assim podemos possibilitar uma tarde agradável de socialização entre as crianças e seus cuidadores”, ressaltaram.

Para as visitadoras, a confraternização é uma forma de mostrar a importância da criança brincar e um acalento em meio a tantas turbulências que essas famílias vivenciam durante o seu dia a dia. A organização das festividades foi realizada pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do programa Criança Feliz.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, a festa foi garantida para as quatro escolas da localidade: Lago Azul, Clodomiro Mendes, Eunil Elias dos Santos e Neuza Brizola. Foram convidados para participar do evento todos os alunos de pré a 9º ano, bem como professores, diretores, servidores, motoristas e a comunidade em geral. Na oportunidade, a Secretaria de Educação e Assistência Social contou com a colaboração da Prefeitura e a festa contou com brinquedos infláveis, bolo, cachorro-quente, pipoca, algo- dão-doce e refrigerantes. Além das delícias que os pequenos adoram, a turma da comunidade São Diogo apresentou uma peça de teatro. No final do evento, a equipe organizadora distribuiu brindes para todas as crianças da rede.

PINHEIRO MACHADO – Entre as atividades alusivas ao mês da criança no Colégio Hipólito Ribeiro, a professora Alexandra Ferreira uniu aprendizagem e diversão em uma única proposta. Os alunos do 1º e 3º ano, com idades entre sete e nove anos, participaram de uma festa à fantasia com o objetivo de estimular o gosto pela leitura.

Conforme contou a docente, a proposta é uma forma de familiarizar os pequenos com as histórias literárias. “Quando junto o 1º com o 3º ano é para que os mais velhos – que já vivenciaram essa proposta no ano anterior – encorajem os menores, que ainda não têm o domínio da leitura”, destacou. Para Alexandra, nessa fase é primordial ir construindo e sedimentando a ideia de diversão articulada com os livros. “A intenção é que eles sintam prazer e motivação na leitura e não obrigação”, pontuou.

De acordo com a proposta apresentada aos pequenos, num primeiro momento a leitura é livre: cada um escolhe um livro e vai para onde quiser; logo em seguida ele lê para o grande grupo. Segundo a professora, com essa prática é possível estimular o respeito entre eles e a concentração para realizar a atividade com êxito.

Na Escola Manoel Lucas Prisco, uma programação especial foi pensada durante toda a semana para as crianças do educandário. Exibição de filmes e distribuição de pipoca; brinque- dos infláveis; peça de teatro “A Branca de Neve e os Sete Anões”, sob orientação da professora Carmem Lúcia, e jogos interséries marcaram as festividades.

Comentários do Facebook