Papo de Redação – 16/Set/2016

LOJAS BECKER
Um dos maiores grupos de varejo do Sul do Brasil está chegando com tudo na região. As lojas Becker abriraram suas portas na Capital Nacional do Carvão. esta semana em grande estilo. Em Candiota, o grupo inaugurou suas filial de número 218. A coluna ficou sabendo que em breve a Terra da Ovelha também vai ganhar uma Becker. Será a loja 219 da rede. Sejam bem-vindos!

SÉRIE DAS ELEIÇÕES
O calendário de publicação da série do TP com os candidatos a prefeitos da região, que está expondo as propostas deles nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura Urbana e Rural, sofreu uma pequena alteração. Nesta edição seriam publicadas as entrevistas com os três candidatos a prefeito de Pinheiro Machado, entretanto elas serão veiculadas na edição de terça-feira, 20. As entrevistas com os candidatos de Candiota, que encerram a série, serão publicadas na edição na próxima sexta-feira, 23.

DEBATE EM CANDIOTA
A coluna não tem confirmação oficial, porém ficou sabendo que a rádio comunitária Interativa FM não fará mais dois debates com os candidatos a prefeito de Candiota como previsto e sim apenas um no dia 24 de setembro (sábado). Uma reunião com as coordenações de campanhas de Adriano, Betiollo e Gildo já acertou as regras da contenda.

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA
A câmara de vereadores de Candiota realiza no próximo dia 23, uma audiência pública, às 17h30, na Associação de Moradores da João Emílio. Na oportunidade estarão presentes os vereadores e membros da prefeitura, com o objetivo de se debater com a comunidade os problemas e encaminhar soluções.

AUDIÊNCIAS EM PINHEIRO
A câmara de vereadores de Pinheiro Machado realiza neste dia 27, uma audiência pública na sede do Legislativo, após a sessão ordinária, para debater o cumprimento das metas fiscais do município no último quadrimestre. Já no dia 4 de outubro, também após a sessão ordinária, outra audiência pública vai debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

UM MINUTO DE SILÊNCIO EM PINHEIRO
Todos os presentes na sessão ordinária da câmara pinheirense, na última terça-feira, 13, a pedido do presidente Geovane Teixeira (PSDB), fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao pequeno Henrique Gregório Dutra, de apenas cinco anos e que faleceu no último domingo, 11, vítima de fatalidade. Na morte do menino, que era parente e afilhado do vereador André Kisuco (PSB), comoveu a cidade e a região.

UTE OURO NEGRO
Na última terça-feira, 13, durante o lançamento do Programa de Parcerias em Investimento (PPI) realizado no Palácio do Planalto, o ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Filho, anunciou a possibilidade da UTE Ouro Negro (600 MW/h) participar do próximo leilão A-5, já que possui licença prévia (LP) do Ibama. A usina, se vender energia no leilão, será construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota.

MALHA DE CARVÃO
Falando em PPI, até o primeiro semestre de 2018, o governo prevê a realização de diversos leilões para a concessão ou venda à iniciativa privada de projetos nos setores de transportes, energia e saneamento. Entre as propostas, estão a concessão de quatro aeroportos, além de rodovias, ferrovias, terminais portuários e a licitação de áreas para exploração de petróleo, gás e carvão. A maioria dos leilões está programada para ocorrer em 2017. Na área de mineração, serão concedidos quatro projetos por meio do PPI: uma mina de fosfato de Miriri, localizada na fronteira entre Paraíba e Pernambuco; uma de cobre, chumbo e zinco localizada em Palmeirópolis (TO); uma de carvão em Candiota; e uma de cobre localizada em Bom Jardim de Goiás (GO). Esta malha de carvão não pertence a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), e sim a Companhia de Recursos e Pesquisas Minerais (CRPM).

PPCI 1
A Federasul e demais federações gaúchas vem, ao longo dos últimos meses, preocupadas com o sufocamento da atividade produtiva no Estado e atentas na busca de soluções. Um dos pontos que vem travando os investimentos e reprimindo as iniciativas de crescimento são as exigências propostas no Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Do jeito que está, além de inibir o desenvolvimento econômico do Estado, amplia a informalidade.

PPCI 2
Após muitas reuniões de trabalho e insistentes cobranças, em 30 de agosto passado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, o texto do Projeto de Lei Complementar 76/2016. “Reconhecemos avanços em prol da sociedade gaúcha que busca um ambiente favorável aos negócios no Estado” diz a presidente da Federasul, Simone Leite.

PPCI 3
No entanto, para garantir a aplicação das  mudanças, ainda se faz necessário a sanção do PLC 76/2016, que desburocratiza e torna mais ágil a liberação do PCCI, pelo governador Sartori. “Esperamos a regulamentação para atender as expectativas dos empreendedores”, enfatiza a presidente da Federasul, lembrando que “temos uma grande preocupação com a preservação da vida e do patrimônio, mas precisamos ter coragem para garantir o desenvolvimento econômico”.

Comentários do Facebook