Papo de Redação – 5/ABR/2024

CENÁRIO EM HULHA

Se alguém cravar o que vai acontecer em Hulha Negra na questão político-eleitoral, estará apenas fazendo especulações. O cenário na cidade é embatucado como diriam os antigos. Não há clareza no horizonte. As forças genuinamente governistas (Progressistas e PDT) ainda não definiram qual é o seu nome para as eleições e parecem ter dificuldade nesta definição. Por outro lado, o PL, que é uma força mais alinhada com o atual do governo, já lançou seus nomes. O PT, que é o maior partido de oposição e com representação na Câmara, vai definir seu nome somente no dia 14 de abril, num encontro municipal. O PSB lançou oficialmente na última quarta os pré-candidatos a prefeito e vice, além da pré-nominata à vereança.

 

CENÁRIO EM HULHA 2

Como se pode ver, há a possibilidade de quatro candidaturas à Prefeitura. Os analistas de plantão apostam em apenas duas. Para tentar entender melhor o cenário, o TP vem conversando com todos os partidos. Apesar do esforço jornalístico, poucas são as pistas de como o cenário vai ficar desenhado ao fim.

 

MARCUS EM HULHA

O ex-vereador por três mandatos pelo PDT, Marcus Leitzke, se filiou esta semana no Progressistas de Hulha Negra, tendo sua ficha abonada pelo deputado federal Afonso Hamm e o prefeito Renato Machado, que preside o partido na cidade também. Marcus disse ao TP que ainda está analisando uma candidatura, mas ficou claro que está bem inclinado a isso. Ele citou que a escolha do Progressistas está mais dentro do seu perfil, sendo que uma das divergências que ele teve com o PDT e que ele acabou se desfiliando foi que fazia campanha para o deputado federal Giovane Cherini, que foi expulso do PDT e hoje é muito alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo inclusive presidente do PL no Estado. “Eu tinha que estar livre para votar em quem ajuda Hulha Negra. Claro que agora com o Cherini zerou, foi muito para extrema direita e nossa caminhada sempre foi de diálogo aberto, sem extremismo”, disse.

 

PSB EM CANDIOTA

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Candiota, segundo o TP apurou junto a fontes da sigla, pretende intensificar a partir de agora a pré-candidatura a prefeito de Gil Deison Pereira, que foi vice-prefeito na gestão passada. A pré-campanha vai focar na elaboração de um plano de governo compartilhado com a comunidade que queira sugerir propostas e que possam integrar o documento oficial do partido. Outra aposta do PSB será trazer para o debate políticos que hoje estão afastados do processo e que tiveram boas passagens políticas no cenário local. A ideia dos socialistas candiotenses é agregar pensamentos com experiência para que através da pré-candidatura de Gil Deison possa contribuir e evoluir do processo político que se avizinha.

 

PRÉ-CANDIDATOS EM CANDIOTA

Vale lembrar que o PSB compõe a chamada Frente de Oposição, que reúne ainda PT e PDT, sendo que pelo acordo entre eles, cada partido lançou sua pré-candidatura e, conforme critérios ainda não divulgados, um deles será escolhido para ser o candidato comum das três siglas para concorrer à Prefeitura este ano. Além de Gil Deison pelo PSB, o pré-candidato do PT é o ex-prefeito Adriano dos Santos e do PDT, o vereador Guilherme Barão.

 

PROGRESSISTAS EM CANDIOTA

               

Nesta semana o deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, cumpriu agenda em Candiota. Na oportunidade, o parlamentar participou de um encontro com as lideranças do partido, onde o presidente local Renato Lobo Maciel, apresentou ao deputado a nominata dos pré-candidatos a vereador do partido. Hamm, que também é vice-presidente do Progressistas no Estado, ressaltou sobre a importância da sigla estar buscando esse fortalecimento e apresentar nomes qualificados para o pleito. O partido, ao que tudo indica, deve apoiar à reeleição do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB).

 

REALISMO EM CANDIOTA

Após ter dito na tribuna da Câmara que não se tinha nada a comemorar no aniversário de 32 anos de Candiota, o vereador Guilherme Barão (PDT), que como referido é pré-candidato a prefeito, questionou esta semana, também na tribuna, a publicação da coluna na edição anterior, que afirmou que a sua análise era pessimista. “Pessimismo não! Isso é realismo!”, contrapôs.

 

MUDANÇAS EM CANDIOTA

Já a partir da próxima segunda-feira (8), tanto o governo como a Câmara de Candiota terão mudanças em suas configurações. Na gestão, no apurado pelo jornal, seis secretários devem pedir exoneração de suas respectivas pastas, pois são pré-candidatos a vereança. Dois deles têm mandato de vereador e por isso voltam para a Câmara: Fabrício Moraes (Saúde) e Hulda Alves (Mulher) – ambos do MDB – deixam as cadeiras os suplentes Adriano Revelante e Jonas Morais. Ainda saem Dinossane Pech (Geral de Governo), Marcelo Gregório (Obras) e Josuelem Duarte (Meio Ambiente) – todos do PSDB, além de Diego Lima (Cultura), do MDB.

 

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2

Até esta quinta-feira (4), o TP não teve acesso aos novos nomes que vão ocupar as secretarias, porém se sabe que o prefeito Folador, na maioria dos casos, já sabe quem vai nomear.

 

DIEGO EM PINHEIRO

Apesar de relutar, o então secretário de Saúde de Pinheiro Machado, cedeu às pressões do seu partido, o MDB, e já é pré-candidato a vereador pela sigla. Diego confirmou ao TP que pediu a sua exoneração da pasta, justamente para cumprir determinação da lei eleitoral e poder estar apto a concorrer nas eleições deste ano.

 

VIVI EM PINHEIRO

Outra Secretaria que terá mudança é a da Assistência Social, Mulher, Idoso e Criança, pois a então titular Vivi Alves, já havia confirmado ao jornal sua saída para também estar à disposição do seu partido, o Progressistas, para uma pré-candidatura à vereança. Vale lembrar que Vivi é professora e empresária, além de ser casada com o empresário, agropecuarista e ex-vereador, Paulinho Alves.

 

NOVOS SECRETÁRIOS EM PINHEIRO

O prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) deve anunciar ainda nesta sexta-feira (5) os novos nomes para Saúde e Assistência Social. Na Saúde, segundo Ronaldo, o nome indicado pelo MDB é o do professor, ex-diretor da escola Hipólito Ribeiro e ex-vereador Sandro Flores da Rosa. Para a Assistência, a indicação é de Jéssica Dutra, que segundo o prefeito, já é cargo de confiança (CC) do seu governo e possui todas as credenciais para assumir a pasta.

 

CASAS EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado está reiniciando a construção de 32 moradias populares. Conforme o Executivo, houve a rescisão do contrato com a empresa anterior devido a atrasos nos prazos. Um novo processo licitatório foi realizado, vencendo a empresa IA Gerlach Construções, que assume as obras a partir de segunda-feira (8). A previsão é de que as casas estejam concluídas em um prazo de três meses. Cada uma das moradias terá uma área de 27m² e será composta por um dormitório, um banheiro, sala e cozinha. O investimento total no projeto é de R$ 1,9 milhão, proveniente do Fundo Municipal de Habitação, com recursos federais, municipais e emendas parlamentares.

 

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA

A Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa aprovou nove requerimentos de audiências públicas, oito delas tem como tema a avaliação da qualidade dos serviços prestados pela Equatorial e a persistência dos problemas de distribuição de energia, e uma para debater a atuação das concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica e as ações desempenhadas no atendimento aos danos por sucessivos eventos climáticos. A reunião foi conduzida pelo deputado Thiago Duarte (União Brasil). O município de Candiota receberá uma dessas audiências sobre a Equatorial, por proposição do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). Após a votação, o presidente Thiago Duarte informou que vai encaminhar a decisão dos parlamentares em realizar as audiências para a futura Comissão Especial que deve tratar do assunto, a ser presidida pelo deputado Edivilson Brum (MDB).

 

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

Na segunda-feira (1º), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps, completou 31 anos de atividade em Candiota. Fundada em 1º de abril de 1993, no mesmo ano de implantação do município e do primeiro governo da cidade, a escola está localizada no bairro João Emílio. Segundo a diretora Giovana Barella Moreira, a semana foi voltada para atividades alusivas a comemoração, juntamente com a diretoria e alunos do educandário.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook