Papo de Redação 22/11/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PROCEDIMENTO NO PA DE CANDIOTA 1
Se alguém tinha dúvidas sobre a independên­cia da administração do Pronto Atendimento (PA) 24h de Candiota, os últimos acontecimentos têm provado que de fato a Prefeitura – apesar de ser a única conve­niada -, não tem tanta voz ativa como se imaginava no senso comum, especialmente em relação às últimas mudanças que ocorreram após a interdição.

PROCEDIMENTO NO PA DE CANDIOTA 2
A coluna percebeu que também há opiniões internas diferentes na própria Fundação Maria Anuncia­ção Gomes de Godoy sobre como deve ser o procedi­mento no momento do atendimento com os pacientes. O caso de maior repercussão foi o da idosa de 87 anos de Canguçu, no último domingo. Há um pensamento bem rígido sobre como deva ser, que resultou como exemplo o não atendimento num primeiro momento da idosa por não se tratar de um caso de urgência e emergência, além dela ser de fora. E há quem defenda o uso do discernimento e flexibilização.

PROCEDIMENTO NO PA DE CANDIOTA 3
Entre os integrantes do núcleo duro do governo municipal, a visão é bem clara de que o procedimento não pode ter tanta rigidez e que o atendimento deva ser universalizado. A Prefeitura evita falar em qualquer tipo de intervenção ou ingerência neste momento. Segundo um membro do governo, a Prefeitura sabe das exigências técnicas, porém avalia que a realidade local não demanda tanta severidade, como num pronto socorro de uma grande cidade.

PROCEDIMENTO NO PA DE CANDIOTA 4
No caso específico da idosa, ficou claro que assim que os membros do governo ficaram sabendo do episódio, imediatamente e em comum acordo com a direção da Fundação e os familiares, se construiu um entendimento e a idosa recebeu o atendimento.

EMENDA PARA CANDIOTA
O deputado federal Marlon Santos (PDT) destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para Candiota. O recurso, que deve ser liberado no Orça­mento da União do ano que vem, deve ser investido em saúde básica e foi articulado em comum acordo com o vereador pedetista candiotense, Guilherme Barão. Nas redes sociais, o deputado publicou uma imagem em que aparece ao lado do vereador e com a Usina de Candiota ao fundo, anunciando a emenda.

CIDADÃO BAGEENSE
O santanense (Santaninha da Boa Vista) de nascimento e candiotense por opção e de coração, Severino Rudes dos Santos Moreira, recebe nesta sexta-feira (22), às 19h, o título de Cidadão Bageense, oferecido pela Câmara de Vereadores do município, por proposição da vereadora Lia Rejane (PTB). A so­lenidade de entrega é no plenário do Legislativo, no centro da cidade. Severino Rudes é um reconhecido escritor, compositor e poeta gaúcho.

LUTO EM HULHA
Hulha Negra amanhe­ceu pesarosa nesta quinta-fei­ra (21). Após ter sofrido um aci­dente vascular cerebral (AVC) no último dia 27 de outubro e ficar hospita­lizado, faleceu José Francisco Taborda Pereira, conhecido carinhosamente por Zezo ou Digaçado. Bastante conhecido no município, era bastante ligado a Rádio Hulha Negra FM, onde fazia parte da diretoria e apresentava o programa Baú do Digaçado desde 2007. Zezo também participava da equipe esportiva da rádio e por sua paixão ao Grêmio Esportivo Bagé era carinhosamente chamado de torcedor comentarista. Ele deixou uma filha. O corpo foi velado na casa São José e o sepultamento ocorreu no cemitério municipal.

VICE EM PINHEIRO
Um dos nomes que ganha força para ser candi­dato a vice numa possível chapa em Pinheiro Machado, encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), é o do vereador Jaime Lucas (MDB). Chegou a se falar no nome do atual secretário de Saúde, Éliton Rodrigues, também do MDB, mas já se sabe que jovem político vai mesmo disputar uma cadeira de vereador no ano que vem.

PDT EM PINHEIRO
Vai também ganhando força o fato de que o PDT pinheirense, que hoje governa a cidade, não irá abrir mão de ter candidatura própria no ano que vem. O prefeito Zé Antônio ainda avalia a possibilidade de ir à reeleição. O raciocínio dos pedetistas é que não se pode abrir mão de concorrer, mesmo num cenário adverso, até para se ter palanque aos candidatos a vereadores, sendo que o partido vai lutar para ampliar a atual bancada de dois parlamentares. “Na pior das hipóteses, vamos manter dois vereadores”, avaliou à coluna um dos dirigentes.

RONALDO EM PINHEIRO
Até surgir o nome de Betiollo no cenário, o ve­reador Ronaldo Madruga (Progressistas) não escondia sua disposição em ser candidato a prefeito em 2020. Depois da nova conjuntura, o vereador mais votado das últimas eleições e ex-vice-prefeito, optou pelo silêncio e deve, com toda a certeza, estar avaliando todas as possibilidades neste momento – inclusive a de ser candidato a prefeito.

SOLIDARIEDADE EM CANDIOTA
A secretária municipal de Educação de Can­diota, professora Giselma Pereira, esteve na manhã desta quinta-feira (21), levando a solidariedade da municipalidade para os pais, alunos, professores e funcionários da escola estadual Dario Lassance, no centro da cidade, que estavam paralisados neste dia em sinal de protesto às medidas que o governador Eduardo Leite (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa e que atingem em cheio especialmente o trabalhadores da Educação.

Comentários do Facebook