Papo de Redação 8/3/2019

INVESTIGAÇÃO NA CRM 1
A ação deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (7) e que investiga possíveis fraudes em licitações no transporte de cinzas da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) é um prato cheio para os defensores da privatização. Em ato contínuo eles se arvoraram no sentido de inflar o grito de que tem que privatizar.

INVESTIGAÇÃO NA CRM 2
É fato que falta boa governança nas estatais, mas isso era bom para a iniciativa privada, que ganhou muito dinheiro com esta pouca eficiência na gestão. Agora, explorar carvão mineral virou bom negócio privado. Só não é mais para o Estado. Aqui não se trata de ser radicalmente contra a privatização, contudo é necessário critérios, porque vender patrimônio público para tapar déficit fiscal, não parece ser uma estratégia muito inteligente.

MANCHETE NÃO PENSADA
Existem situações na vida e no jornalismo, que não passam pela cabeça, apesar de ambos serem bastante dinâmicos e surpreendentes. Um exemplo é a manchete desta edição, que anuncia o ex-prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, se desfiliando do PT. Se alguém afirmasse isso há alguns meses estaria com certeza sendo tratado de maluco. Como nada é definitivo e estanque, a manchete é verdadeira, apesar de parecer ser uma fake news.

TABULEIRO EM CANDIOTA E REGIÃO 1
Claro que a saída de Folador do PT não é mais novidade, pois aqui na coluna isso já foi aventado, além de ser conversa das rodas políticas. Entretanto, agora é oficial com manchete de jornal e tudo. O fato, aliado a possibilidade concreta da ida de Folador ao MDB, invariavelmente vai mexer com o tabuleiro político local e regional, senão vejamos.

TABULEIRO EM CANDIOTA E REGIÃO 2
Tudo se desenhava para uma disputa em 2020 entre o PT do atual prefeito Adriano dos Santos e o PSDB do ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo. O MDB, aliás, desde que saiu da Prefeitura em 2008 (governou Candiota por três mandatos) vinha desidratando, tendo Folador, ironicamente, contribuído para isso, quando cooptou muitos emedebistas para o governo e para o PT. Contudo, agora, com a entrada de Folador, o partido ganha um alento e volta a sonhar em governar a cidade depois de 12 anos fora do poder.

TABULEIRO EM CANDIOTA E REGIÃO 3
Antes da decisão de Folador, havia firmeza de Betiollo em concorrer pela terceira vez na Capital do Carvão. Agora, já não se sabe mais, podendo até ele concorrer em Pinheiro Machado – cidade que governou por duas vezes (1997-2004). Também, o PT e Adriano haviam aberto conversa com o MDB. Tudo isso mudou e uma nova conjuntura está se formando a partir de então. Um fator é a precocidade do debate sobre o processo eleitoral.

FOCO NO GOVERNO EM CANDIOTA
O prefeito Adriano e o PT candiotense tem situações bem importantes para administrar, além do município, a partir de agora. A antecipação eleitoral sempre é ruim para quem está no governo. Adriano precisará ser blindado e saber dividir as coisas, pois ainda tem mais de um ano de governo antes das eleições. Ele tem dito aos mais próximos que está vacinado e que seu foco é governar a cidade e que as eleições terão sua atenção no momento apropriado.

CRVA EM CANDIOTA
Desde o fechamento em 2016 do posto avançado do Centro Registro de Veículos Automotores (CRVA), que era vinculado a Jaguarão, que os candiotenses precisam de se deslocar a Bagé para fazer qualquer tipo de documentação, desde uma simples vistoria até uma transferência e emplacamento. Um verdadeiro transtorno. A situação pode mudar caso algum interessado, que seja titular de serviços de Registro das Pessoas Naturais, se inscreva no processo de licitação aberto pelo governo do Estado, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). As inscrições para os interessados estão abertas até o dia 18 de março. Há preferência para quem for do município ou da Comarca. Havendo mais de um interessado e caso haja empate de critérios, a escolha será por sorteio.

SOBERANAS EM HULHA NEGRA
Conforme anunciado pelo presidente da Comissão Organizadora após a 23ª Festa do Colono de Hulha Negra, no ano passado, Igor Canto, para a edição deste ano os preparativos ocorrerão com maior antecedência. Prova disso é a festa de escolha das soberanas que irão abrilhantar e divulgar a maior festa da cidade, que segundo confirmado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, deverá ocorrer juntamente com a programação de aniversário do município, ainda neste mês de março.

80 ANOS DA VÓ SEMILDA
Completou nesta quinta-feira (7), nada menos que 80 primaveras, a querida vó Semilda Kessler de Moura. Moradora há 32 anos da Vila Operária, em Candiota, ela é viúva do saudoso Domingos Nunes de Moura, o Domingão, que empresta seu nome ao ginásio de esportes da localidade. Vó Semilda comemorou o seu octogésimo aniversário rodeada de boa parte dos 13 filhos, 37 netos e 26 bisnetos. Ativa e muito lúcida, ela participa, como convidada, há muitos anos dos eventos de premiação dos Melhores do Ano. Parabéns a ela e a toda família!

MULHERES DA VIDA CAMPESINA EM CANDIOTA
A praça Dario Lassance sediará nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma ação voltada a reflexão da data, tendo como como prioridade o debate de questões relacionadas à vida das trabalhadoras. Diversas atividades, com início às 10h e término às 16h, acontecem para marcar a data, tais como uma aula pública sobre reforma da previdência, feminicídio, violência contra as mulheres, saúde e crimes ambientais, além de atividades físicas orientadas, doação de sangue, e Feira Orgânica da Reforma Agrária e da Economia Solidária. O evento é realizado por integrantes da Via Campesina, juntamente com integrantes de diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, comunidades indígenas e quilombolas, entre outras organizações, se unem para levantar suas bandeiras e reivindicar seus direitos.

Comentários do Facebook