EDUCAÇÃO

Pinheirenses participam da abertura da Parceria pela Valorização da Educação 2020

Programa já acontece no município há 4 anos

Equipe pinheirense participou da oficina de pactuação em São Paulo Foto: Divulgação TP

O ano letivo ainda nem começou e a Prefeitura de Pinheiro Machado, através da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, já está envolvida nas ações para a comunidade escolar neste 2020. Bastante reconhecida no município, novamente houve adesão à atividade educacional proposta pelo Instituto Votorantim – Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Para isso, na última semana, representantes pinheirenses estiveram na oficina de pactuação, que ocorreu durante três dias, em São Paulo.

Na oportunidade, foram analisados os resultados alcançados pelos municípios em 2019 e também estruturados os planos para o que se inicia: com foco nas prioridades no campo da educação em cada localidade. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o evento contou com a participação de especialistas e representantes de 18 estados de todas as regiões do país. Deise Ávila, técnica e mobilizadora da iniciativa em Pinheiro Machado, esteve acompanhada da coordenadora pedagógica, Bruna Domingues, e do mobilizador da Votorantim local, Helison Peter.

No município, a parceria acontece desde 2017 e tem gerado bons frutos. É o que comenta o vice-prefeito e secretário da Educação, Cultura e Desporto, Jackson Cabral. “Essa parceria vai para o seu quarto ano e é realmente um presente do grupo Votorantim para o município de Pinheiro Machado – local onde eles investem e estão nos proporcionando realizar um trabalho de muita qualidade na educação em um sentido bem amplo: na capacitação dos nossos gestores, na participação dos pais e no incentivo para elaboração de projetos dentro das escolas”, destacou.

Questionado sobre as formas efetivas com que o PVE vem influenciando na vida escolar dos pinheirenses, o gestor da pasta exemplificou o ocorrido no ano de 2019 – onde a temática trabalhada foi o acompanhamento das aprendizagens. “Eu particularmente considero o tema extremamente importante porque tu acompanhas a aprendizagem dos alunos dentro do contexto escolar desde o início do ano letivo, evitando essa preocupação só lá no final quando muitas vezes já não tem mais o que fazer. Isso foi algo que realmente teve muito êxito porque, desde que se identificava uma fragilidade em determinadas turmas, os diretores e os coordenadores tomavam iniciativas, proporcionavam ações, chamavam os professores responsáveis para que, em conjunto e com o apoio aqui da Secretaria, achassem soluções para aquele baixo rendimento e isso deu sim bons resultados”, disse Cabral.

Além disso, o vice-prefeito ainda lembrou sobre a importância da integração no sentido de comunidade – que o projeto também possibilita. “O PVE nada mais é do que integrar todos os entes envolvidos na educação das crianças – desde a Secretaria, direções e coordenações de escola, a família e as entidades. Tem toda mobilização social em prol da educação e estamos sim muito felizes com essa continuidade”, concluiu.

Em conversa com a reportagem, ele também destacou a chance de oportunizar aos membros da equipe participar de qualificações como esta em que o município esteve representado – com tudo pago pela própria Votorantim. “Temos que aproveitar as oportunidades e fazer essa troca de experiências chegar lá na ponta: nas nossas escolas e nos nossos alunos”.

ENTENDA – Em 2020, a Parceria pela Valorização da Educação (PVE) completa 12 anos de existência e vem contribuindo para a melhoria da educação pública com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. Além de estar alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto visa assegurar a educação inclusiva, quantitativa e de qualidade. A estratégia é, de um lado, engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a gestão escolar e educacional.

As atividades do programa nos municípios são compostas por quatro momentos de formação presencial, com foco na gestão escolar (coordenadores e diretores de escolas) e na gestão educacional (Secretarias de Educação). Também são realizadas, durante todo o ano, ações à distância e de mobilização social.

Com metodologia própria, desenvolvida pelo Instituto Votorantim, a iniciativa acompanha a evolução dos municípios participantes durante todo o ano com base em uma matriz de competências. A avaliação prevê quatro níveis de desenvolvimento: frágil, em consolidação, consolidado e robusto.

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