METEOROLOGIA

Potencialidade do microclima de Pinheiro Machado é tema de audiência pública nesta terça-feira

A partir dos dados das estações meteorológicas foi possível provar a intensidade do frio pinheirense Foto: Divulgação TP

Está marcada para esta terça-feira (6), às 14h, na Câmara de Verea­dores de Pinheiro Machado, uma audiência pública para tratar das potencialidades do microclima do município. Na oportunidade, estarão presentes representantes do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pe­lotas (UFPel) e da Embrapa Clima Temperado.

A iniciativa foi pro­posta pelos membros da Co­missão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado – Fabrício Costa (PSB), Cabo Adão (PSDB), Gilson Rodrigues (PT), Jai­me Lucas (MDB) e Wilson Lucas (PDT) – e tem como objetivo principal divulgar as possibilidades de exploração das características do clima para fomentar o desenvolvi­mento local, principalmente através do turismo.

De acordo com Fabrí­cio, presidente da comissão, integrantes de diversos seg­mentos já foram convidados a participar. “Fizemos um ofício para o vice-prefeito e secretário da Educação, Cultura e Desporto, Jack­son Cabral; para o Executi­vo, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias), Emater e também estamos convidando a comunidade escolar em geral para que se façam pre­sentes nesse dia”, declarou.

A partir dos re­gistros das estações mete­orológicas instaladas pelos acadêmicos da universidade pelotense, já foi possível confirmar que o município tem grandes potencialidades a serem exploradas devido ao clima bem definido das estações inverno e verão. Além disso, o projeto, que surgiu ainda em 2017, garan­te que Pinheiro Machado tem potencial para ser a cidade com o inverno mais frio do Rio Grande do Sul e do Bra­sil, superando inclusive São José dos Ausentes, na serra gaúcha.

Comentários do Facebook