EDUCAÇÃO

Primeiro reitor negro de universidade federal do RS começa transição na Unipampa

Professor Roberlaine Ribeiro Jorge foi o mais votado pela comunidade acadêmica 

No início desta semana, o novo reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, reuniu-se com os servidores da Reitoria e das pró-reitorias para apresentar os pilares que norteiam a nova gestão da Universidade. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, que ficou lotado com a participação dos servidores. Jorge, que é o primeiro reitor negro das universidades federais do Rio Grande do Sul, foi empossado no dia 19 de dezembro, em Brasília. O reitor destacou a oportunidade de conversar com todos e afirmou que o processo de transição está acontecendo. Para Jorge, a gestão está baseada no comprometimento, pois este é a garantia do sucesso.

Além disso, o reitor falou da importância da humanização, ou seja, de um contato mais direto com a comunidade acadêmica. “Chegamos aqui pelo reconhecimento do nosso trabalho. Vamos honrar esse voto de confiança”, afirmou. Segundo Jorge, um dos desafios é trilhar caminhos ainda não trilhados. “Vamos manter o que é certo e melhorar os processos e fluxos que podem ser melhorados”. Frisou a importância da colaboração entre as pessoas e entre as pró-reitorias, a fim de consolidar a Unipampa na comunidade. “Acreditem, confiem, ousem”, concluiu. Na sequência, o vice-reitor da Unipampa, Marcus Vinicius Morini Querol, enfatizou que a palavra que define a gestão é “coletivo”. Além disso, falou sobre a unicidade da gestão: “Os pró-reitores foram escolhidos a dedo. Eles têm a cara da gestão”, afirmou. Para o vice- -reitor é necessário saber ouvir e servir toda a comunidade. “Eu vou estar com vocês. Nosso perfil é servir”, disse.

Na oportunidade, foram convidados para compor a mesa os pró-reitores e adjuntos presentes, que foram nomeados ainda no Novo reitor começa transição na Unipampa mês de dezembro: o pró-reitor de Graduação, professor Pedro Daniel da Cunha Kemerich; o pró-reitor e o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, respectivamente, os professores Paulo Rodinei Soares Lopes e Franck Maciel Peçanha; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Charles Quevedo Carpes; o pró-reitor de Administração, o administrador Fernando Munhoz da Silveira; a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, a pedagoga Viviane Kanitz Gentil. Também participaram da reunião o novo diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, professor Pedro Roberto de Azambuja Madruga; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robson de Oliveira Gonçalves; e o Assessor de Assuntos Estratégicos, Jeferson Francisco Selbach.

Para assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) foi nomeado o professor Fabio Gallas Leivas; já os pró-reitores adjuntos de Graduação e de Assuntos Estudantis e Comunitários são, respectivamente, a professora Shirley Grazieli da Silva Nascimento e técnico desportivo, Bruno dos Santos Lindemayer.

O NOVO REITOR – O docente, atual diretor do Campus Alegrete, foi o primeiro colocado no processo de Consulta à Comunidade Acadêmica, realizado no dia 28 de agosto, quando recebeu 20,29% dos votos. Roberlaine Ribeiro Jorge é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, desde 2011. Em 2017 assumiu a direção do Campus Alegrete. Jorge é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela mesma instituição (2013).

Comentários do Facebook