ACIDENTE

Produtor rural desaparecido em rio foi homenageado em 2012 pelo Legislativo pinheirense

Oneide Garcia, de 55 anos, acabou afundando nas águas do Camaquã Foto: Divulgação TP

A semana foi marcada por tragédia e apreensão no interior de Pinheiro Ma­chado. Na noite da segunda-feira (27), a guarnição de serviço da Brigada Militar recebeu um cha­mado para prestar apoio diante de um acidente que resultou no de­saparecimento de um homem nas águas do rio Camaquã, divisa en­tre o município e Santana da Boa Vista. O corpo da vítima ainda não foi encontrado.

Segundo apurado pelo jornal, Oneide Garcia, de 55 anos, atravessava o rio em um caíque (barco de porte pequeno), que acabou virando. Um amigo que o acompanhava no percurso conse­guiu nadar até a margem, mas ele acabou afundando e não foi mais visto. Desde a manhã seguinte ao acidente o Corpo de Bombeiros faz buscas na área, mas o grande volumede água e a força da cor­renteza não são favoráveis para o trabalho. Oneide é natural de Piratini, morador da localidade de Alto Bonito, tem esposa e filha.

O acidente foi pautado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhei­ro Machado por Mateus Garcia (PDT) e Jaime Lucas (MDB), que externaram condolências à família e relembraram sua trajetória como um homem íntegro e de destaque em suas atividades como produtor rural do município.

TRAJETÓRIA Segundo Mateus, Oneide foi presidente, vice-presi­dente por dois mandatos e atual­mente ocupa o cargo de tesoureiro da Associação de Desenvolvimen­to Comunitário Novo Horizonte. “Lamento o trágico acidente com meu grande amigo Oneide Garcia, que ainda está desaparecido nas águas do rio Camaquã. Estive acompanhando as buscas junto com sua família, torço para que Deus permita que seu corpo seja encontrado o mais rápido possível e que possa ser dado a ele um final mais digno. Ele foi meu braço direito quando estive à frente da associação e estou profundamente entristecido com o que aconteceu. Construímos juntos o centro de manejo, mangueira, banheiro de aspersão, balança e a própria sede daquela comunidade. Ele era o mestre de obras, fazia de tudo nessa área como pedreiro e foi a peça chave para construir tudo que a comunidade tem lá”, registrou.

PRODUTOR DESTAQUE – Ainda durante a sessão, Jaime lembrou da triste coincidência pelo aci­dente ter ocorrido às vésperas da data em que se comemora o dia do agricultor – papel pelo qual, em 2012, Oneide foi homenageado pelo Legislativo pinheirense. Na­quele ano, ele recebeu o prêmio de “Produtor Rural Destaque” por iniciativa do próprio parlamentar do MDB. Conforme contou, entre outras atividades, ele tinha cata­logado o controle pluviométrico das chuvas de toda a região. “Eu tive o privilégio de conhecer sua propriedade e, não é porque ele está desaparecido, mas até hoje foram poucas as que vi com tamanha organização. Talvez ele tenha sido um dos primeiros da região a fazer o melhoramento da pastagem de campo nativo, tudo que fazia era com maestria, a pecuária de qualidade era em cima de uma pequena área, além da organização com a fruticultura e de toda a propriedade que dava gosto de visitar. Há oito anos, mais ou menos nessa data, ele estava aqui sendo homenageado por ser exemplo para a categoria. Às vezes se vê tanta nulidade triunfar e é muito triste perder em um piscar de olhos um cara de fundamento como ele”, lamentou o vereador.

Comentários do Facebook