PINHEIRO MACHADO

Professores italianos e diretores do Sebrae conhecem indústria de azeite

Comitiva conheceu todas as experiências da Estância Guarda Velha

Comitiva conheceu todas as experiências da Estância Guarda Velha Foto: João André TP

Os professores Fábio Antoldi e Vito Moramarco, da Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Católica de Milão, na Itália, juntamente com membros da direção do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcha e nacional, estiveram conhecendo na manhã deste domingo, 11, a indústria de azeite Batalha, localizada na Estância Guarda Velha, na Serra dos Veleda, em Pinheiro Machado. Eles vieram a região para participar do 1º Congresso do Programa LIDER.

O proprietário da indústria, empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, conduziu pessoalmente a visita, explicando o investimento, a produção e a potencialidade da olivicultura na região. Também, Batalha assinalou suas experiências na Guarda Velha com a criação de ovinos, bovinos e cavalos crioulos, além de ter exposto o projeto da instalação em breve de uma indústria de pellets em Pinheiro Machado, da qual ele se tornou sócio recentemente. “Como todos sabem estou aqui para também contribuir com o desenvolvimento regional”, disse.

O diretor-presidente do Sebrae/RS Derli Fialho, assinalou a importância da iniciativa, destacando que a ideia é justamente esta, de organizar aquilo que já existe de potencialidades nas regiões. “Um exemplo como este precisamos disseminar pelo Brasil”, avalia.

Professores italianos presentearam Batalha

Professores italianos presentearam Batalha Foto: João André TP

Para o professor italiano Vito Moramarco, a indústria de Batalha é um modelo típico de como se desenvolve um território. “Este é um belo exemplo e que possui visão internacional”, destaca.

A visita ainda teve a presença do diretor financeiro do Sebrae nacional, Vinícius Lages, dos diretores do Sebrae/RS, Carlos Schutz (financeiro), Airton Ramos (técnico), André Campos (planejamento e orçamento) e Alessandro Machado (políticas públicas), do representante do Sebrae de Bagé, Rodrigo Lima e do Chefe Executivo de Ofício (CEO) da empresa de consultoria empresarial italiana, Emilio Beltrami.

Após a visita, os convidados foram recepcionados com um churrasco, regado com espumantes e vinhos Batalha (produzidos em Candiota) e música típica gaúcha.

Comentários do Facebook