EDUCAÇÃO

Projeto Aprendizagem Criativa, de Pedras Altas, participa de mais uma feira

Turma de robótica adquire conhecimento através de novas formas de aprendizagem

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Turma de robótica foi elogiada pela iniciativa na feira Foto: Divulgação TP

A turma da robótica da Escola Assis Brasil, de Pedras Altas, mais uma vez representou a escola e o município em um evento científico. Desta vez, os alunos Luísa, Manuela, Miguel, Pierre, Pedro e Thiago, junto das orientadoras Nereida Duarte e Patrícia Souza, a presentaram o projeto Aprendizagem Criativa – Multiplicadores de Saberes na 10ª Feira de Ciências do IFSul campus Camaquã, que aconteceu de 2 a 4 de outubro.

O trabalho contempla novas práticas educativas, onde a turma da robótica fará oficinas com as turmas de séries iniciais, em conjunto com suas orientadoras. A ideia, de acordo com as professoras, é provocar os alunos, deixar a criatividade fluir, colocar a mão na massa. A professora Patrícia Souza explicou que através desta iniciativa, será possível oportunizar a construção do conhecimento, através da mediação da aprendizagem.

De acordo com a professora, mais uma vez os alunos foram elogiados pela apresentação e iniciativa. “Nós, como orientadoras, só temos a agradecer, por serem dedicados e incansáveis na busca cotidiana de evolução do projeto. Também temos que agradecer aos pais que sempre nos apoiam, ao prefeito Bebeto Perdomo, a secretária de Educação, apoiadores do projeto e que nos proporcionam todo o suporte para que seja possível divulgar o projeto”, agradece Patrícia.

O PROJETO – Visa mostrar a importância da aprendizagem da robótica, que surge como uma forma de aprendizagem instigante e divertida. O objetivo da turma da robótica era a criação de um grupo para a construção do conhecimento através da mediação da aprendizagem, permitindo aos estudantes conquistarem a habilidade de aprender a aprender, num processo de interação contínua com seus pares e os objetos de aprendizagem, iniciando um trabalho com as séries iniciais e, posteriormente as demais escolas da rede.

A iniciativa também utiliza sucatas e materiais eletrônicos protótipos com as mais diversas funcionalidades, que vão desde a diversão até a resolução de problemas. A turma pioneira do projeto foram seis alunos do 6º ano. Foram feitas leituras e pesquisas sobre o assunto, surgindo o “robô Chico “. Outras ideias foram surgindo, por vontade e curiosidade dos alunos e também dentro do universo das disciplinas de Geografia e Matemática, ministradas pelas professoras, levando a confecção da Mão robótica, Sistema solar giratório, Robô articulado e Robô seguidor de Linha.

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