ESPORTE

Projeto garante utilização permanente do Complexo Tarumã em Candiota

Projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, garante a utilização permanente do complexo. Foto: Léo Nunes/Especial TP

Quem passa pela avenida 24 de Março, na sede do município de Candiota, pode ver nos dias de sol que o complexo Tarumã está em plena atividade. O espaço, que foi inaugurado dia 31 de março, conta com caminhódromo, academia ao ar livre, quadra de futsal, voleibol, basquetebol e futebol de campo.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, o município está realizando um projeto no complexo para oferecer orientação quanto a práticas esportivas e caminhada controlada para os cidadãos que tiverem interesse, além treino na área do futsal e futebol. A iniciativa garante o uso permanente do local, o que era um desafio.

O projeto ocorrerá em dois turnos, um das 8h às 12h, e das 13h às 16h, às segundas, quintas e sextas, e aos sábados e domingos, com jogos amistosos. O responsável pelas orientações são os educadores físicos Pedro Sabella e João Roberto Costa – que coordena o projeto municipal Esporte Para a Vida (EPV). “Hoje com menos de três meses do compromisso firmado pelo prefeito Adriano (dos Santos), o complexo está a pleno vapor, estamos vendo jovens, crianças de todas as idades na prática de esporte e com profissionais qualificados”, falou o secretário.

O professor João Roberto Costa, destaca que o Projeto EPV existe há 26 anos no município, e no complexo Tarumã estão sendo ministradas aulas de futsal contendo mais de 100 crianças e adolescentes. “O projeto é muito positivo, estamos colocando os candiotenses em movimento”, falou.

Já o professor Sabella enfatizou que um dos objetivos é fomentar o esporte nas categorias menores, sub 10, 13, 15, 17, até 22. “A ideia no futuro é preparar atletas que possam participar dos campeonatos amadores e até profissionais, para isso estamos trabalhando bastante”, relatou ao acrescentar “queremos que o município tenha atletas de todas as idades em condições de disputar no profissional num futuro muito curto”, afirmou.
Para disseminar ainda mais o projeto, os educadores relataram que um grupo passará nas escolas para convidar os alunos a participarem. “Sempre levando em consideração que o aluno estuda, sendo assim, realizaremos as atividades em turno inverso ao estudo, e a partir disso montar seleções de cada categoria, que irão até os 22 anos de idade”, relatou Sabella.

Os jovens que já tiverem interesse em se inscrever para os jogos de futsal e futebol de campo, devem atender alguns requisitos como estar matriculado e frequentando a escola. Os locais de inscrição são na Secretaria do Complexo ou diretamente com o coordenador de Esportes do Município, Jonata Rodrigues, no Ginásio Municipal. Os documentos exigidos são RG, comprovante de residência e atestado médico para ver se está apto a participar.
O prefeito Adriano dos Santos parabenizou toda equipe que se envolve para desenvolver esse projeto. “Essa era uma meta que tínhamos e hoje conseguimos tirar do papel, por meio desse projeto estamos levando saúde e qualidade de vida para as famílias candiotenses, pois é um projeto que atende todas as idades”, finalizou.

Professor e vereador João Roberto Costa (em pé à direita de azul) já realiza um trabalho há 26 anos e destacou a importância de colocar os candiotenses em movimento

 

Professor Sabella (D) objetiva fomentar o esporte e levar crianças e adolescentes a disputar campeonatos pelo Estado

Comentários do Facebook