TURISMO

Região do Pampa Gaúcho integra Plataforma Viva o RS

Iniciativa do Sebrae/RS, em parceria com o governo do Estado, reúne dezenas de roteiros e passeios pelo Rio Grande do Sul

Estância Costa do Quebracho está entre as visitações do projeto Foto: Divulgação TP

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus cancelou férias, viagens, passeios. O entretenimento e busca por novos lugares precisou ser adiado, fican­do o viajar apenas no imaginário das pessoas.Porém, a busca pela retomada de atividades e a valo­rização dos negócios ocasionou o lançamento, no dia 20 de setembro, da plataforma Viva o RS (www.vivaors.com.br) que apresenta ex­periências de turismo e comercializa pacotes de viagens. O site ficará à disposição por 40 dias. O projeto é uma iniciativa do Sebrae/RS, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do comitê de retomada do turismo.

São em torno de 100 op­ções de passeios e roteiros divididos em 10 regiões: Campos de Cima da Serra, Costa Doce, Hortênsias, Pampa Gaúcho e Fronteira, Porto Alegre, Rota Missões, Uva e Vinho, Vale do Paranhana, Vale do Taquari e Vale Germânico. “Queremos que as pessoas descubram e explorem destinos incríveis do Estado, que valorizem as atrações locais e se conectem com a natureza, cultura e gastronomia em uma viagem segura para viver o Rio Grande do Sul”, afirma a coordenadora de Turismo  do Sebrae, Amanda Bonotto Paim.

Os roteiros nessas regiões contemplam os diferentes perfis de viajantes. A diversidade de estilos de turismo e a referência em hos­pitalidade são um convite a viajar pelo Estado sem descuidar dos protocolos de segurança sanitária. Há opções para quem gosta de aventuras e natureza, para o viajante que quer se deliciar com os sabores da gastronomia local, para o turista que adora novidades culturais e contato com a história, para aque­les que curtem momentos de lazer com a família ou até aquele passeio romântico.

Na plataforma do Viva o RS o usuário pode escolher e comprar o seu passeio por região ou estilo de viagem. Além disso, uma assistente digital de viagens irá ajudar quem está na dúvida e quer sugestões de dicas e experiências para fazer a viagem ideal, de acordo com o seu perfil.

 

PAMPA GAÚCHO Dos muni­cípios de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, destaca-se a região Pampa Gaúcho e Fronteira. Quem optar por essas localidades vai poder experimentar passeios mais conectados com a natureza, os que passam por vinhedos e degusta­ções ou os que envolvem compras em free shops. O visitante encontra o descanso e a paz do campo, com a paisagem infinita do bioma pampa, marcada pelas coxilhas e campos nativos, além do dinamismo das cidades fronteiriças e seus eventos.

As regiões se destacam em função da produção de vinhos finos e azeites Premium. Durante as floradas e colheitas, os visitantes podem viver essa experiência. A cultura da fronteira se faz presente na rotina campeira e na gastronomia regional, trazendo traços uruguaios e argentinos. Assim, é possível degustar o tradicional carreteiro e a carne ovina, como também as parri­lhas.As regiões também resguardam a história do Rio Grande do Sul através do patrimônio arquitetônico e das estâncias rurais, palcos de batalhas e revoluções.

Propriedade possibilita acesso à natureza Foto: Divulgação TP

ROTAS TURÍSTICAS As regiões oferecem onze rotas para os mais diversos gostos. Entre as duas rotas que mais integram os municípios de cobertura impressa do TP, estão a “Aroma, cores e sabores do Pampa”, que abrange os muni­cípios de Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra, e a “Enoturismo: raízes e frutos da Campanha Gaú­cha”, que abrange os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Candiota e Hulha Negra.

O TP conversou com a proprietária da Estância Costa do Quebracho, Rubia DebusStaffor­dBrendler, localizada em Hulha Negra, visto o local integrar duas rotas da região. Ela falou da importância de participar do projeto. “O Viva o RS é muito importante porque dá visibilida­de à propriedade e é bom para o município que está no roteiro turístico do pampa. Com o Sebrae nos ajudando nesta nova ótica em termos de turismo conseguimos retomar investimentos. O projeto é para pequenos grupos viajando em família, com total segurança para o turista. Além de ser im­portante para um turismo entre vizinhos, que podem conhecer e admirar o que está perto. Nossa expectativa é também, que com isso, a administração dê mais atenção ao turismo como empresa do futuro e de baixo impacto em termos de poluição”, falou Rubia.

Conheça uma das rotas:

Aroma, cores e sabores do Pampa:

Dia 1

Manhã – City-tour por Bagé onde conheceremos pontos históricos e típicos da cidade em mo­mentos panorâmicos e vivenciais. Bagé “Rainha da Fronteira”, localizada no Pampa Gaúcho e conhecida pelo melhor e maior churrasco do mundo, sua história, cultura, arquitetura e belezas naturais. Terra do autêntico gaúcho e de gente hospitaleira.

Entre os principais pontos turísticos de Bagé, destacam-se: Clube Caixeiral, 1ª Mansão de Bagé, Solar Sociedade Espanhola, Clube Comercial, Prefeitura Municipal, Casa de Cultura Pedro Wayne, Centro Administrativo, Praça Julio de Castilhos, Praça Silveira Martins, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Coreto Municipal, Câmara de Vereadores, Hotel do Comércio (o primeiro hotel de Bagé, foi o primeiro hotel do RS a ter pia com água encanada nos quartos).

Com visitação: Palacete Pedro Osório; Catedral de São Sebastião; Museu Dom Diogo de Souza e Centro Histórico Vila de Santa Theresa – O Visconde Ribeiro de Magalhães inaugurou sua charqueada em 1897, ergueu uma indústria com uma estrutura para mais de 800 funcionários e seus familiares. No local foi erguida a pequena “capela católica” construída em homenagem a Santa Theresa D Ávila, para cumprir promessa feita por dona Theresa, esposa do Visconde, inaugurada dia 15 de outubro de 1908 e em seu interior, está retratada a via sacra, pinturas do renomado artista bageense Glênio Bianchett.

Almoço 12h30 – Almoço em local a combinar (não incluso)

Tarde 17h00 – Visita guiada com degustação nos Azeites Terra Pampa

Jantar – Comida campeira e apresentações artísticas (Incluso)

Dia 2

Manhã – Um dia mágico, iniciando na Vinícola Batalha, localizada em Candiota, na BR-293, km 144 – Seival (43km de Bagé), onde haverá degustação dos vinhos ali produzidos e visita na vinícola, parada para foto no Marco da Batalha do Seival, local onde foi proclamada a República Rio-grandese pelo Coronel Antônio de Souza Neto no dia 11 de setembro de 1836.

Almoço 12h30 – Almoço (incluso) na Estância Costa do Quebracho (foto), em Hulha Negra, onde será servido um churrasco em fogo de chão e no local poderão vivenciar as experiências do homem do campo, degustar e comprar os produtos produzidos na região, além de também conhecer o funcionamento de um tambo de leite, experiências sensórias ao ar livre.

Tarde 17h30 – Happy hour na Vinícola Peruzzo, harmonizado com vinhos ali produzidos, com um brinde no final da tarde apreciaremos o belíssimo por do sol.

Dia 3

Manhã – Deslocamento até Aceguá (60km), pela BR-153, estaremos passando pelas mais belas paisagens do Pampa Gaúcho, onde também poderemos avistar os vários haras de criação dos cavalos Puro Sangue Inglês (PSI) e que se situam pela BR. Visita na Estância Cabanha Cinco Salsos, em Aceguá, onde o proprietário vai contar sobre a história do local e sobre a criação de cavalos crioulos.

Almoço 12h30 – Almoço no Restaurante da Colônia (não incluso)

Tarde 17h – Passeio pelo acampamento Farroupilha com o cantor nativista Tiago Correia. Tempo livre para compras nos free shop.

Comentários do Facebook