QUESTÃO ENERGÉTICA

Relançada em Candiota pela Assembleia Legislativa a Frente do Carvão e do Polo Carboquímico

Evento contou com a participação de várias lideranças políticas de forma pluripartidária

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A foto mostra uma visita das autoridades à CRM/Mina de
Candiota Foto: Leonardo Ozório/Especial TP

Foi relançada oficial­mente nesta segunda­-feira (24), a Fren­te Parlamentar do Carvão Mineral e do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul. A proposta foi feita na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Fá­bio Branco, que é o líder do MDB no Parlamento. O movimento estava desativa­do há algum tempo e agora foi retomado com a inclusão da luta pela ampliação do aproveitamento do carvão mineral.

Diversas autoridades marcaram presença no ato, que iniciou com um almoço na Hospedaria da CRM, se­guida de uma visita à Mina de Candiota e depois, para finalizar, uma cerimônia na Câmara de Vereadores.

Diversas lideranças estiveram presentes no ato de relançamento Foto: J. André TP

A intenção da reto­mada da Frente, segundo Fábio Branco, é estabelecer um canal de diálogo entre especialistas, representantes do setor produtivo e do poder público, capaz de ex­pandir a competitividade e a produtividade a partir da indústria carbonífera.“Escolhemos Candiota para o lançamento pela sua importância. O tema é im­portante, mesmo dividindo opiniões. O debate não pode ser restringido a vieses ide­ológicos, mas baseado em aspectos técnicos”, afirmou.

Para o deputado es­tadual Luiz Fernando Mai­nardi, que é o líder do PT na Assembleia e prestigiou o ato, apesar da luta por uma Compania Riogran­dense de Mineração (CRM) pública ter sido derrotada, isso não retira a união de esforços em torno do carvão mineral. “Nós entendemos que a manutenção da CRM como empresa estatal seria estratégico, inclusive em parceria com o setor privado. Nossa ideia foi derrotada pela maioria na Assembleia e temos que respeitar. Agora precisamos ver como se comporta este novo mode­lo. O que sabemos é que o desenvolvimento da nossa região passa pelo carvão”, disse.

Público lotou as dependências da Câmara de Vereadores Foto: J. André TP

Membro da Frente do Carvão no Congresso Nacional, o deputado federal Afonso Hamm (Progres­sistas) fez questão de estar presente no relançamento da Frente estadual. “É fun­damental esta mobilização em torno do carvão. Conse­guimos com muita luta quebrar o paradigma da questão ambiental e agora precisamos ampliar a participação dele na matriz enegértica nacional, por ser uma energia estraté­gica”, afirmou.

O prefeito Adriano dos Santos (PT), que acom­panhou todos os atos do relan­çamento da Frente e também ajudou na retomada do Mo­vimento Pró-Carvão, disse que o carvão retornou ao ce­nário de debates. “Precisamos avançar nos investimentos, independente se eles serão pú­blicos ou privados”, atestou.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, também esteve em Candiota nesta segunda-feira e enalteceu a iniciativa da Frente. “O papel do Parlamento é fun­damental na construção de políticas públicas e de escla­recimento da sociedade para os benefícios que o carvão pode gerar para a sociedade como um todo”, afirmou.

Além de Fábio Bran­co, Mainardi, Hamm, Adria­no e Zancan, outras dezenas de lideranças políticas dos mais variados partidos e do setor carbonífero prestigia­ram o evento.

Com a reabertura dos trabalhos da Frente, as reuni­ões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas definidas em conjunto pelo grupo.

Comentários do Facebook