SEM CHUVAS

Reunião debate situação da estiagem nos municípios da Metade Sul

Pinheiro Machado também decretou emergência esta semana

Estratégia prevê abertura de poços, construção de cisternas e distribuição de água

Estratégia prevê abertura de poços, construção de cisternas e distribuição de água Foto: Roberto Witter/Especial TP

Diferentes secretarias e órgãos do governo do Estado estiveram reunidos nesta quinta-feira (22), em São Lourenço do Sul, com equipes das prefeituras dos municípios mais atingidos pela estiagem. Até o momento, nove prefeituras tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Estado. Os últimos quatro a integrarem a lista foram Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo. A publicação ocorreu no Diário Oficial dessa quarta-feira (21).

Outros 14 municípios decretaram situação de emergência e ainda estão em processo de finalização da documentação necessária para posterior homologação e reconhecimento dos decretos.

A ação orientou prefeituras sobre a montagem dos planos de trabalho e a importância da inserção precisa dos dados no sistema. Incluiu ainda as estruturas das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (SOSH); Banrisul; BRDE e Badesul.

Segundo o coronel Alexandre Martins, chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, na última vez em que houve estiagem, os municípios estavam sob outra administração. Por isso, a importância da orientação das equipes atuais.

“Nós estamos montando planos de trabalho com ações para minimizar os efeitos da estiagem, com abertura de poços, construção de cisternas e açudes, distribuição de água potável. As prioridades serão avaliadas com os técnicos de cada município”, explica Martins.

O governo do Estado já sinalizou a disponibilidade de seis caminhões para o transporte de água, até cinco máquinas para abertura de poços e açudes, e duas máquinas perfuratrizes para abrir poços artesianos.

A atividade foi coordenada pela Casa Militar e pela Casa Civil, com apoio da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul).

PINHEIRO MACHADO – O prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Jackson Cabral (PSDB) decretou emergência esta semana no município, somando-se aos demais da região.

Em entrevista a uma rádio da capital gaúcha, Cabral disse que a maior demanda é pela abertura de poços e para fornecimento de água aos animais. De 30 a 40 famílias são afetadas pela falta de água para consumo. A seca também afeta as culturas de soja, milho e feijão no município.

Com decreto de situação de emergência homologado e reconhecido
Cristal
Amaral Ferrador
Hulha Negra
Morro Redondo
Pedras Altas
Canguçu
Cerro Grande do Sul
Arroio do Padre
São Jerônimo

Com situação de emergência decretada
Turuçu
Candiota
Bagé
Cerrito
Piratini
Camaquã
São Lourenço do Sul
Dom Feliciano
Tapes
Chuvisca
Sertão Santana
Herval
Santana da Boa Vista
Pinheiro Machado

Comentários do Facebook