SÍMBOLO EM REFORMA

Revitalização da Igreja Matriz necessita da ajuda da comunidade de Pinheiro Machado

A revitalização que começou em 2017, está em fase de conclusão

A revitalização que começou em 2017, está em fase de conclusão Foto: Gislene Farion TP

Localizada no centro de Pinheiro Machado, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz é considerada um dos mais belos pontos turísticos da cidade. Nos últimos meses, quem passa por ali pode ver a movimentação de trabalhadores que vem realizando pintura e obras no prédio. Em dez anos, esta é a segunda vez que a paróquia passa por melhorias em sua área externa.

Além da pintura, a torre ainda precisa de alguns reparos

Além da pintura, a torre ainda precisa de alguns reparos Foto: Denis Pinho Peres/Especial TP

De acordo com a coordenadora Sádia Escalante Gallo, de início foi preciso R$ 18 mil reais para custear a restauração que começou no ano de 2017. “Estávamos em fase de conclusão, até que durante a lavagem e a primeira mão de tinta na torre, detectaram que o reboco estava bom só de modo superficial, por dentro estava podre”, relatou as informações que recebeu dos pintores. Em função disso, uma equipe de pedreiros precisou ser contratada para fazer os reparos e foi acrescido o valor de R$ 13 mil reais. A troca das janelas, portas e portões também foi realizada. Conseguir valores expressivos tem sido um desafio para a diretoria da paróquia. “Com essa crise está cada vez mais difícil fazer uma arrecadação, o galeto que fazemos uma vez por mês é que tem ajudado mais”. A Igreja Matriz conta também com os valores angariados através do dízimo e dos católicos, mas também necessita da colaboração da comunidade local.

CAFÉ COLONIAL – No dia 17 de junho será promovido um café colonial no Clube Luz e Ordem. Durante o evento, marcado para às 15h, ocorrerá um desfile de moda com o lançamento da coleção de inverno da Loja Pé de Amora e animação da Banda Recanto, que se dispuseram de forma voluntária. Todo o valor arrecadado será utilizado em prol da revitalização da igreja.

CURIOSIDADES

Paróquia necessita da ajuda comunidade para conclusão da obra

Paróquia necessita da ajuda comunidade para conclusão da obra Foto: Gislene Farion TP

Segundo a lenda, a capela Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas foi construída a partir de uma promessa. Dutra de Andrade, que havia perdido a visão, prometeu que se a recuperasse ao lavar os olhos nas águas das cacimbinhas, mandaria construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas.

Com a graça alcançada, a igreja foi construída em terreno doado por Dutra de Andrade, em 10 de abril de 1851, que por lei nº 215, 10 de novembro de 1851 (apêndice nº 1) foi criada a capela Curato com invocação de Nossa Senhora da Luz, na Coxilha do Veleda.

OUTRAS REFORMAS – A primeira grande reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz iniciou em 2001, quando foram reformados vitrais, telhado, pintura externa e interna. Em 2010, mais uma vez, a pintura externa foi refeita e agora, em 2018, devido à ação do tempo, o local está recebendo manutenção.

PARA COLABORAR – As doações podem ser feitas em qualquer valor na própria Casa Paroquial, entregues aos membros da comissão ou ainda através de depósito no Banco Sicredi 748 – conta nº 18594-9.

Comentários do Facebook