EDUCAÇÃO

Secretarias de Educação já se organizam para o retorno das aulas

Reformas e manutenções no transporte escolar estão entre as prioridades

Prédio ocupado pela Secretaria de Educação, abrigará a Educação Infantil Foto: Divulgação TP

Faltando aproximadamente um mês para o início do próximo ano letivo, enquanto os alunos vivenciam o período de férias escolares, o trabalho das Secretarias de Educação permanece constante e com algumas intensificações. Reformas em prédios, mudanças na estrutura, pinturas e uma atenção especial quanto à manutenção do transporte escolar estão entre as ações do período.

Nesta edição, o TP começa a mostrar os detalhamentos contados pelos secretários de Educação de Pedras Altas e Pinheiro Machado.

 

Educação Infantil ganhará prédio próprio em Pedras Altas

Secretária Cilene Tardiz Foto: Arquivo TP

A Secretaria de Educação de Pedras Altas já está realizando diversas tarefas antes do começo do ano letivo, agendado para o dia 11 de março com a abertura da formação de professores, cujo tema principal é a Base Comum Curricular.

De acordo com a secretária da pasta, Cilene Tardiz, o principal projeto que está ocorrendo é a reforma do antigo prédio da Secretaria, anexo à escola Assis Brasil. Conforme a gestora, o local será destinado para aulas da Educação Infantil, de 4 e 5 anos e está recebendo pintura, brinquedos e mobiliários novos. “A educação infantil ficava dentro do prédio da escola Assis Brasil, pensando em melhor atender nosso público alvo que são as crianças e ampliar as salas de aula da escola, organizando futuramente o turno integral, pensamos nessa adequação. Será um espaço maior e com ambiente climatizado”, explica Cilene.

Ainda de acordo com a gestora, também serão feitas reformas e pinturas em todos os prédios das escolas da rede municipal, incluindo consertos na parte elétrica e solda na frota escolar, de forma a proporcionar um transporte de qualidade e seguro aos alunos e motoristas. “O município abriu vagas em concurso público e não só vai dar oportunidade de emprego, como também vai melhorar a qualidade do serviço público. Esperamos, com isso, dar um atendimento mais eficaz para todos

Secretário Jackson Cabral Foto: Gislene Farion TP

no ano de 2019 suprindo vagas que ainda encontravam -se abertas, sem deixar de pensar na qualidade do ensino”, afirma a secretária.

Em Pinheiro Machado, primeira reunião com
novos diretores acontece nesta sexta-feira (18)

“Estamos com uma equipe bastante motivada para trabalhar”, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Jackson Cabral, quando a reportagem do TP questionou sobre os preparativos para dar início ao ano letivo de 2019. Para ele, este é um diferencial e um ponto forte do resultado que almejam – a excelência no ensino dos pinheirenses.

Como ato inicial com os diretores escolhidos pelo prefeito Zé Antônio, está marcada para esta sexta-feira (18) a primeira reunião da Secretaria de Educação com as novas equipes. Conforme informou o secretário da pasta, nesse momento estarão todos juntos para uma formação. “No primeiro encontro, cada setor que envolve as escolas vai ter uma reunião específica com um técnico para tratar de todos os detalhes daquele departamento – como funciona o trabalho, os prazos e as responsabilidades”, disse.

A intenção é orientar os profissionais a partir dos aspectos principais de cada área: pedagógico, administrativo, transporte escolar e merenda. Na próxima semana, segundo Cabral, os encontros serão diretamente nas escolas para analisar as prioridades de cada uma.

MANUTENÇÃO – Da atenção especial em relação às condições dos serviços prestados, o secretário comentou com a reportagem que logo em seguida do fim das aulas, a frota destinada ao transporte escolar de Pinheiro Machado começou a receber manutenção. “Esse cuidado é para já termos todos os nossos carros a disposição para atender a demanda tão logo inicie as aulas de 2019”, pontuou. Segundo o responsável pela pasta, atualmente são 18 carros para a Educação – entre micros, kombis e veículos pequenos.

Assim como a frota, Cabral disse que está atento à manutenção dos prédios. “Estamos apenas aguardando um período mais próximo ao retorno das aulas para que possamos realizar a limpeza dos espaços e receber a comunidade escolar em ambientes apropriados”, destacou. Conforme o calendário municipal, os professores começam as atividades na quarta-feira, 6 de março, e os alunos na quinta-feira, dia 7.

CONTRATOS – A Secretaria de Educação aguarda pela aprovação do Projeto de Lei nº 02/2019 que deu entrada na Câmara de Vereadores nesta semana. Com isso, o Executivo busca autorização para a contratação de profissionais para suprir a demanda da área. Os candidatos ao preenchimento das vagas serão selecionados através de processo seletivo simplificado.

Comentários do Facebook