UTE PAMPA SUL

Seminário de educação ambiental para agricultura familiar aconteceu em Hulha Negra

Evento foi realizado em parceria entre o Instituto Cultural Padre Josimo e a UTE Pampa Sul

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Atividades foram desenvolvidas em um lonão especialmente montado para o evento Foto: Simôni Costa/Especial TP

A comunidade do as­sentamento Conquis­ta da Fronteira, no in­terior de Hulha Negra, esteve em festa na terça-feira (11), durante a realização de um seminário para integração das atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar desenvolvido pela UTE Pampa Sul em parce­ria com o Instituto Cultural Padre Josimo. O evento reuniu, aproximadamente, 250 pessoas, e contou com apresentações artísticas, mostra dos resultados obti­dos no desenvolvimento do Programa, feira de produ­tos da agricultura familiar, atividades de troca-troca de sementes, brinquedos infláveis para as crianças e o lançamento de dois livros.

“Este é um dia de partilha e de confraterni­zação pelo trabalho desen­volvido. Demonstramos que é possível conciliar a defesa do meio ambiente e da agroecologia com o desenvolvimento. São vá­rias as atividades realizadas com as nossas comunidades que geram conhecimento, sabedoria e preservação do meio ambiente e que pre­cisam ser compartilhadas e multiplicadas”, destacou o coordenador do Instituto Cultural Padre Josimo, Frei Sérgio Görgen.

Brinquedos infláveis animaram as crianças Foto: Simôni Costa/Especial TP

Presente no evento, o Prefeito de Candiota, Adria­no dos Santos, lembrou a importância dos assenta­mentos rurais de Candiota e Hulha Negra e, especial­mente, sua contribuição para o desenvolvimento da base econômica dos municípios. O prefeito falou também dos benefícios que parcerias com a UTE Pampa Sul são capazes de promover para as comunidades. “A UTE Pampa Sul vem impactando nossa realidade social e econômica de forma mui­to positiva, com seu olhar atento e capaz de promover momentos tão significati­vos como este seminário”, ressaltou.

Produtos da agricultura familiar foram expostos Foto: Simôni Costa/Especial TP

As atividades do se­minário tiveram início com uma sensibilização sobre a importância do trabalho de recuperação de nascentes de água. Na oportunidade, alunos da escola Chico Men­des, que possui uma das 60 nascentes preservadas no Programa, realizaram uma encenação sobre a importância da recuperação e preservação de nascentes. “Os ganhos com o projeto para a recuperação e pre­servação da nossa nascente estão muito além da melho­ria da qualidade da água que consumimos na escola. Eles representam um trabalho coletivo e que ensina nossos alunos a amar e a cuidar aquilo que é herança deles, ou seja, a natureza”, relatou a professora Cenira Hahn.

O poeta e músico Odilon Ramos esteve entre as atrações que se apresentaram Foto: Simôni Costa/Especial TP

Na sequência, artis­tas nativistas consagrados, como Antônio Gringo e Odilon Ramos, se reveza­ram no palco com talentos locais para apresentações de músicas e declamações de poesias. No final da tarde, foi realizado o lançamento e a distribuição dos livros “Receitas caseiras – Plan­tas medicinais para a saúde humana”, de autoria do Frei Wilson Zanatta e que integra as atividades dos hortos medicinais desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar, e “Manual prático de Criação Animal” de au­toria de Geonavi da Silva. No espaço reservado para a feira foram comercializa­dos produtos da agricultura familiar, realizada a troca­-troca de sementes e con­versas sobre as atividades, experiências e os resultados obtidos no desenvolvimento do Programa.

Comentários do Facebook