CORONAVÍRUS

Senergisul faz alerta para trânsito de caminhões que abastecem a Usina de Candiota

COE tem ido ao encontro dos caminhoneiros, inclusive para verificar o estado de saúde Foto: Arquivo TP

A direção do Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), publicou na última terça-feira (24), na edição impressa do jornal Tribuna do Pampa, um comunicado fazendo um alerta sobre o trânsito de caminhões de outros estados que precisam fazer o abastecimento de calcário para Usina de Candiota, que pertence a CGT Eletrosul. O produto é utilizado no leito fluidizado para o abatimento de enxofre e gases do efeito estufa, como o CO2.

“Considerando que a Usina de Candiota segue em pleno funcionamento, com a manutenção da permanente circulação de caminhões, inclusive de outros estados, essa semana teremos inúmeros caminhões vindos de Minas Gerais, passando por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e cruzando de norte a sul o estado Rio Grande do Sul, com os materiais necessários para a geração de energia, o Senergisu vem, publicamente, alertar todos os seus representados, as suas famílias e a comunidade de Candiota para, se possível, permanecerem em casa, conforme determinação do Ministério da Saúde para conter o avanço do coronavírus. Contamos com apoio e a colaboração de todos. A prevenção no momento é o melhor caminho”, assinala a nota.

TRABALHADORES – O vereador e diretor do Senergisul em Candiota, Darlan Oliveira (PSB), reforçou a importância dos trabalhadores, tanto dos caminhões como dos eletricitários na produção de energia. Segundo Darlan, eles estão com uma grande responsabilidade. “Fizemos parte de uma engrenagem, na nossa região especificamente, se não tivermos os mineiros não teremos como gerar energia, não tendo geração, não tem transmissão, distribuição, não teremos água e não teremos combustíveis e assim não teremos um atendimento na saúde adequado. Sem energia ficaríamos sem condições de prestar um bom atendimento na área de segurança, no setor financeiro seria um caos. Eles estão expostos para no mínimo amenizar as dificuldades dos que estão em casa, inclusive trabalhando trabalhando em home office. Por isso que sempre estamos salientando a importância do setor elétrico público, que é uma questão estratégica como tantas outras que já ficaram de lado , por exemplo as fundações de pesquisa”, analisou o dirigente sindical.

CGT ELETROSUL – Segundo a nota enviada pela Assessoria de Comunicação da CGT Eletrobras, “em acordo com as empresas Eletrobras, a CGT Eletrosul adotou uma série de medidas junto a seus empregados, em todas as unidades nos quatros estados de atuação da empresa, com o objetivo de ajudar no combate e evitar a disseminação do Covid-19. O protocolo de prevenção visa ainda manter a integridade dos serviços de geração e transmissão de energia elétrica, essenciais para o Brasil”.

COE DE CANDIOTA – O prefeito Adriano dos Santos lembra que a produção de energia elétrica é um dos setores essenciais inscritos nos decretos municipal e estadual. Ele destaca que o Centro de Operações de Emergência (COE) do Covid-19 de Candiota, já vem realizando um trabalho de visitas e monitoramento dos caminhoneiros que vem de fora, inclusive verificando o estado de saúde deles. Adriano também afirmou que a CGT Eletrosul tem avisado o COE quando da chegada destes caminhões de fora.

A possibilidade de qualquer tipo de barreira é descartada, porque o decreto estadual veda esta possibilidade.

 

Comentários do Facebook