POLÍTICA

Situação das estradas do interior é pauta na Câmara de Vereadores de Hulha Negra

Vereadores cobram do Executivo a manutenção de corredores e estradas

Sessão foi presidida pelo vereador Josias Vidarte Foto: Reprodução TP

Transporte escolar, es­coamento da safra de grãos e do leite, tráfego de moradores. Sem dúvida que pelas estradas do interior passa o desenvolvimento municipal, estrutural e in­telectual. Constantemente, as estradas são motivos de pautas em conversas entre moradores e vereadores que levam até o Executivo reivindicações de melhorias.

Já algumas vezes a reportagem do Tribuna do Pampa mostrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Obras de Hulha Negra, tanto no que faz referência ao serviço da área urbana com o patrolamento de vias públicas, mas principal­mente no trabalho feito nas estradas e acessos aos assen­tamentos.

Acontece, porém, que o assunto foi novamente pauta em pronunciamentos e indicações ao Executivo na Câmara de Vereadores. Na sessão legislativa da última quinta-feira (26), o vereador Marcus Roberto Leitzke solicitou realização de obras de patrolamento e encascalhamento em pelo menos cinco estradas, sendo do assentamento Abrin­do Fronteiras, Corredor do Laureano, Sanga dos Vimes, Colônia Nova Esperança e estrada que liga a Trigolân­dia ao Passo do Pinto.

Pontos da estrada do Abrindo Fronteiras necessitam de reparos Foto: Divulgação TP

Conforme o verea­dor, o tráfego de veículos de passeio está bastante difícil. Ele também fez referência ao uso do rolo compactador. “O uso do rolo melhora a qualidade e traz economia. Temos um rolo e não vejo usar, não sei qual é o pro­blema, se tem alguma nor­mativa que proíbe. Peço que o Executivo dê uma olhada nessa questão, assim como na patrola que está estragada e o conserto precisa ser agili­zado. Agora é uma época de bastante trânsito nas estradas e tem que ter mudança na rotina”, questionou Leitzke.

O vereador Irineu Engelmann (PT), também falou sobre o tema. “Não estou fazendo demagogia, mas é real, tem lugares que o leite não está sendo reco­lhido e quem está perdendo é o produtor. Parece que o prefeito e o secretário de Obras não estão muito pre­ocupados com a situação e nós como vereadores não temos muito o que fazer a não ser colocar o requeri­mento e trazer as demandas, mas no conjunto são poucos atendidos”, salientou o ve­reador, acrescentando que a prefeitura tem deixado a desejar. “Levamos quase 1h para andar 35 km até a sede. Coptil está com caminhões quebrados, estamos pagando alto pela manutenção dos veículos. O leite tem que chegar no máximo a 7°C na indústria e muitas vezes não chega por falta de condições das estradas. As pessoas estão abandonando o campo por falta de apoio”, concluiu Engelmann.

O corredor do Laureano é outro trecho que precisa de atenção Foto: Divulgação TP

A reportagem do TP contatou a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Hulha Negra para ter acesso aos trabalhos já realizados pela Pasta responsável, bem como qual o cronograma fu­turo de trabalho. Em contato com o funcionário respon­sável pelas estradas, Luis Gustavo Dias, o Baixinho, ele confirmou problemas em algumas estradas, mas destacou o trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Obras. “Concluímos um trabalho no bairro Floresta, com patrolamento e encas­calhamento e estamos ini­ciando a Serra da Hulha. No nosso cronograma constam como próximos trabalhos, a Sanga dos Vimes, que con­templa também o Corredor dos Laureano”, esclarece.

Bairro Floresta já recebeu manutenção Foto: Divulgação TP

SEMANA FARROUPILHA O tema também foi desta­que no pronunciamento do vereador de Marcus Leit­zke, que lembrou do evento da Câmara de Vereadores e do desfile farroupilha. “Grande evento onde foi possível enaltecer aque­las pessoas que trabalham incansavelmente durante 365 dias pela manutenção da cultura gaúcha. Foi um bonito desfile, parabenizo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e participação das crianças”, frisou.

SANEAMENTO E BRIN­QUEDOS O vereador do PTB, Josias Vidarte, para­benizou o Executivo pelas obras de saneamento básico que estão sendo feitas no município, bem como o recomeço da obra da nova rodoviária que deverá ser em novembro e a liberação do restante da pavimentação da avenida Getúlio Vargas.

O vereador, porém, solicitou a construção ou inclusão na praça já existente, de brin­quedos para crianças meno­res de 4 anos, que segundo ele, não estão contempladas nos atuais da pracinha e que inclusive já necessitam de manutenção. “É um inves­timento o barato, simples e que vai deixar muitos satis­feitos”, disse Josias.

Os vereadores Ro­naldo Pereira (Progressis­tas) e Jorge Coelho (PDT), que também estavam pre­sentes, não fizeram uso da palavra.

Comentários do Facebook