QUESTÃO ENERGÉTICA

UTE Pampa Sul inicia oficialmente operação comercial

Usina recebeu a Declaração de Operação Comercial da Aneel Foto: Fábio Campos/Especial TP

A UTE Pampa Sul obteve, na sexta-feira, dia 28 de junho, a autorização para começar a operar comercialmente. A Declaração de Operação Comercial foi emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representa a finalização da fase de implantação da Usina, que pertence a Engie Brasil Energia.

O empreendimento que teve investimento de mais de R$ 2 bilhões, pode ser considerado o maior projeto desenvolvido no sul do Brasil nos últimos anos. “O sucesso da implantação da UTE Pampa Sul está também no diferencial tecnológico que a Usina representa, já que vários equipamentos agregam o que há de mais moderno no mundo”, destaca o gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres.

A UTE Pampa Sul, que foi viabilizada no leilão de energia A-5 de novembro de 2015, tem 345 MW de potência e durante sua implantação, no pico máximo de movimentação, alcançado no primeiro semestre de 2018, chegou a gerar mais de cinco mil postos de trabalho. Na operação comercial, a Usina vai empregar diretamente 100 pessoas e cerca de mais 100 colaboradores com dedicação exclusiva. Se considerados também os postos de trabalho gerados no entorno da Usina para atender a suas demandas de infraestrutura, a expectativa é que, aproximadamente, 400 pessoas terão oportunidades de trabalho.

“O início da operação comercial de um empreendimento tão complexo quanto a UTE Pampa Sul é um marco que precisa ser comemorado. A partir de agora o Brasil passa a contar com uma Usina de alta tecnologia e que representa segurança ao sistema energético nacional”, destaca o diretor do projeto e responsável pela implantação, Odilon Parente.

Comentários do Facebook