TECNOLOGIA

Veículos da Prefeitura de Pinheiro Machado passam a contar com sistema de rastreamento (GPS)

No total, 22 veículos serão contemplados com a tecnologia

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A rota dos veículos pode ser acompanhada em tempo real pelo computador ou celular Foto: Roberto Witter/Arquivo TP

A Prefeitura de Pi­nheiro Machado as­sinou, nesta segun­da-feira (5), o contrato com a empresa responsável pelo serviço de rastreamento da frota. Em 2017, o sistema (GPS) havia sido instalado em caráter experimental para monitorar uma van utilizada para o transporte de pacientes. Com o proje­to piloto aprovado, a partir da próxima semana, 22 veículos passam a contar com o monitoramento.

De acordo com a equipe de governo, o ras­treador permite saber por quais locais o veículo cir­culou, a velocidade em que trafegava em cada trecho e os horários em que o deslocamento ocor­reu por intermédio de uma plataforma digital. Esse acompanhamento pode ser feito em tempo real, pelo computador ou celular, e as informações também ficam registradas na plataforma – o que permite a emissão posterior de relatórios.

Além disso, o siste­ma de rastreamento permi­te a definição de limites de velocidade e de perímetro pelo qual o veículo pode circular, com a emissão de alertas, caso as deter­minações sejam descum­pridas. Ainda conforme informado, nesse primeiro momento a tecnologia vai contemplar três Secretarias e a pretensão é que seja instalada em toda a frota do município.

Ao todo, o percurso de 22 veículos será
registrado pela tecnologia Foto: Roberto Witter/Arquivo TP

De acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, a medida beneficia a to­dos e a economia gerada cobre o valor do serviço. Conforme repassou ao TP, o investimento é de R$ 59,90 por veículo ao mês. “É uma ferramenta de ges­tão fantástica! Podemos saber exatamente onde os veículos circulam, fazer o gerenciamento total da frota e, consequentemen­te, garantir economia em combustível. Em média, essa economia tem gira­do em torno de 15% ao mês. Outro ponto muito importante é que a ferra­menta proporciona mais segurança aos servidores e pacientes de um modo geral”, afirmou.

Comentários do Facebook