POLÍTICA

Vereador de Pedras Altas diz ter ouvido do governador que não há o que fazer pela ERS-608

Segundo parlamentar, governador anunciou a continuidade, somente, de tapa-buracos

Vereador mostrou preocupação com a pauta Foto: Câmara de Vereadores/Especial TP

Na sessão ordinária da Câmara de Vere­adores de Pedras da última segunda-feira (19), o vereador Arildo Madruga Medeiros (PSDB), levou ao plenário uma pauta ro­tineira para o município, a ERS-608. A via que liga os municípios de Pedras Altas a Pinheiro Machado pela BR-293 é conhecida pelas condições ruins de trafega­bilidade e as constantes lutas em prol do término de uma obra de asfaltamento, o que acaba causando prejuízos para o desenvolvimento da cidade.

Após cumprimentar a todos os presentes, Arildo lembrou da participação em uma reunião com o gover­nador Eduardo Leite, na semana passada, juntamente com os prefeitos da região. O vereador participou em decorrência da impossibi­lidade do prefeito Bebeto Perdomo. Segundo Arildo, as notícias não são boas. “Ouvi o governador dizer que não tem o que fazer pela nossa ERS-608 nesse momento, que vai seguir a continuação tapa-buraco e a história que a gente já sabe, que o Estado trabalha com déficit, que hoje em dia só tem como pagar a máquina pública, que não tem poder de investimento para o nosso estado. Isso ouvi da boca dele, mas acho que tem que seguir insistindo”. O verea­dor parabenizou a Secretaria de Educação pela ação dos uniformes das crianças.

Em continuidade, o vereador Carlos Augusto Acosta Rijo (PSDB) lamen­tou os resultados da reunião com o governo do Estado. “É lamentável essa situação. Entra governo e sai governo e a nossa ERS-608 cada vez piora mais. Já estivemos vá­rias vezes em Porto Alegre, as desculpas em reuniões sempre sem fundamento. Há uns dois meses, na Secreta­ria de Transportes do Estado, o secretário nos disse que estava contratando uma empresa para fazer um tapa­-buraco na 608. Não sei se a empresa não foi contratada ou não encontrou a 608. E ele (secretário) nos disse que era um caso de emergência e que em poucos dias nós íamos ver o pessoal traba­lhando. Isso é lamentável, um descaso com o município o que fazem com essa estra­da”, explanou.

O vereador Mário Teixeira de Mello, em apar­te, disse que tinha esperança com um governador que era da região. “É sempre a mes­ma história, que vai vir, que vão fazer. Eles tem pouco fundamento de pegar um caminhão com meia dúzia de quilos de asfalto e vir tapar buraco. Isso é uma falta de respeito, estão derretendo di­nheiro público. Já saiu verba para outras estradas, nós não temos representação política para voto”.

Seguindo o gancho de Mello, Rijo completou: “O grande problema é que os nossos políticos trabalham em busca de votos. Somos um município com 1.800 votos. Isso já fez o secretário anterior tirar o recurso para essa obra. É um descaso total para uma região que já tem as suas dificuldades de anos, uma região empobrecida. Graças a lavoura de soja hoje, estamos em uma con­dição melhor, senão não sei o que seria da nossa região com esse abandono total. Com falta de acesso nada se desenvolve. Será que a empresa contratada pela Secretaria de Transportes é uma que andou aqui dia de chuva com um caminhãozi­nho e a prefeitura teve que esparramar o material na estrada?”, questionou.

A pauta ainda fez parte do pronunciamento do vereador Davi Morais de Oliveira (PSDB) que iniciou seu pronunciamento dizendo que tinha pensando, anterior­mente, em não tocar mais no assunto da ERS-608. “Estou cansado com essa podridão dessa gente. Sou um cara que tem seis anos de mandato e cansei. Seis anos correndo para Porto Alegre, seis anos jogando fora o dinheiro do município, por­que nós vamos, lutamos, um dinheiro que vai fora e não conseguimos nada. O que a gente consegue é mentira. E não tem desgoverno da­quele, esse também, agora está lá um governo rosca. Recebi o ofício 1024 do deputado federal Afonso Hamm depositando dinhei­ro para a saúde de mais R$ 150 mil. Eu disse que não falava mais nesse assunto, pois vamos lá, eles mentem e a gente chega aqui, conta para o povo, aí a gente passa a ser mentiroso também. Já tenho vergonha de dizer que fui lá (no governo). Todos os governos deixam Pedras Altas em último lugar. Dá um desânimo, um desprazer ser vereador, pois a gente quer o melhor, que as coisas andem”, manifestou o verea­dor, que em sua fala também parabenizou o prefeito e a Secretaria de Educação pela entrega dos uniformes e o PTG Santa Cecília pelo evento realizado no último fim de semana.

OUTROS Também estive­ram nos pronunciamentos, pautas relacionadas a infra­estrutura e esporte. Além de parabenizar o Executivo pela entrega dos uniformes, a vereadora petista Nadia Padilha Venancio reforçou o pedido anteriormente feito para que sejam tapados os buracos da estrada princi­pal. “Quando me enxergam perguntam: já falou com o prefeito? É um trechinho que está muito ruim de andar, precário. Espero que chegue até a ponte antes que chova senão vai ficar complicado para o nosso lado”, disse a parlamentar que foi infor­mada na ocasião que a obra estava sendo realizada em toda a estrada e que em bre­ve deveria passar pelo local por ela solicitado.

O vereador Davi também questionou acerca do ar condicionado da ca­pela. “Tem ar condicionado empilhado, porque não man­dam arrumar. Vão esperar morrer um cabeçudo, um familiar de cabeçudo, aí vão arrumar. Enquanto é um po­bre, que não tem condições. Sei que há poucos dias o vereador Marco Antônio falou também sobre o ar”.

Também esteve em pauta a abertura do 3º Cam­peonato de Futebol de Cam­po. Segundo o vereador Mar­co Antônio Machado Costa (PT), o Marcola, o evento contou com um bom público e a presença de amigos verea­dores. No próximo domingo (25), acontece a segunda rodada, “muito importante para nosso município que é carente de atividades”, lembrou o vereador, que também parabenizou a Festa Campeira do Santa Cecília.

Os vereadores José Volnei da Silva Oliveira (PT), Mário Teixeira de Mello, José Erni Correa da Silva (PTB) e Marco An­tônio Machado Costa (PT), também parabenizaram a Prefeitura de Pedras Altas, através da Secretaria de Educação, pela entrega dos uniformes aos alunos da rede escolar municipal.

Comentários do Facebook