EDUCAÇÃO POLÍTICA

Vereadores mirins em Pinheiro Machado, reafirmam importância do processo político e democrático

Estudantes, por um dia, fazem as vezes dos políticos da cidade e atestam que a ciência política é capaz de melhorar a vida das pessoas

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nove alunos das escolas do município tiveram a chance de viver um dia como vereador e levar demandas da comunidade ao Poder Executivo Foto: Alline Martins/Especial TP

Câmara de Vereadores de Pinheiro Macha­do realizou, na tarde da última terça-feira (12), mais uma edição da Plenária do Estudante – evento que elege e proporciona um dia como vereador para os alu­nos do Ensino Fundamental das escolas do município. A iniciativa, conduzida e reali­zada pelo Poder Legislativo através do presidente Mateus Garcia (PDT), é um progra­ma de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incenti­vados a redigir suas próprias proposições representando a instituição escolar na qual estão matriculados.

Os pedidos, pré-se­lecionados pela direção da escola juntamente com a Secretaria da Educação, inte­graram a pauta de discussão e votação dos parlamentares mirins. Além de vereadores, conselheiros tutelares, equi­pes diretivas, professores, estudantes e familiares dos participantes desta edição, também participaram do evento o prefeito Zé Antônio e o vice-prefeito e secretá­rio da Educação, Jackson Cabral.

Para o presidente do Legislativo, Mateus Garcia, o momento é de celebrar a possibilidade de realização de mais uma Plenária do Estudante. “Creio que esta é uma oportunidade que será lembrada pelo restante da vida de cada um desses jovens que estiveram aqui expressando a vontade da sua comunidade escolar para o prefeito e das demais auto­ridades. Estamos diante do pleno exercício da cidadania, onde os nove participantes puderam demonstrar uma enorme capacidade de falar em público e expressar suas vontades”, registrou.

De acordo com o vereador mirim Alexandre Núncio, de 14 anos, a iniciati­va estabelece uma importante interação entre a escola e a Câmara de Vereadores. “Fico satisfeito em saber que fui escolhido entre tantos alunos da minha escola para representá-la como vereador mirim. Eu não tenho idade para votar, porém sei que um jovem como eu tam­bém consegue expressar as necessidades da população. Não é preciso ser partidário, mas é importante demonstrar interesse pela política e lutar por um futuro melhor”, disse.

Nove vereadores mirins participaram da sessão ordinária no Plenário Walter Azambuja

VEREADORES MIRINS A Mesa Diretora da Plenária Estudantil foi eleita através de voto secreto, durante reu­nião preparatória realizada na última terça-feira (5), com cinco votos favoráveis para a chapa 1. Conforme explicou o presidente do Legislativo, o procedimento foi democrá­tico e seguiu as diretrizes da Câmara de Vereadores.

Com a decisão, Maria Isabel Garcia, do Colégio Hipólito Ribeiro, ocupou a posição de destaque do Plenário Walter Azambuja. Completando a chapa, An­dressa Trindade, do Avelino de Assis Brasil, vice-presi­dente; Alexandre Núncio, do Hipólito Ribeiro, 1º secretá­rio; e Keuren Vieira, do Dois de Maio, 2ª secretária.

Alexia Madruga, do Manoel Lucas Prisco; Lana Breve, do Dois de Maio; Vi­tor Madruga, da Senador José Ermírio de Moraes; Livia Fagonde, do São João Batis­ta; Lavínia Jardim, da Ana Tereza da Rosa, completaram o grupo formado por repre­sentantes do Legislativo.

Os estudantes também participaram de reuniões para entender o funcionamento do trabalho legislativo

PROPOSIÇÕES Conforme acontece durante as sessões ordinárias da Câmara oficial, os nove vereadores mirins, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, usaram seus espaços de fala para solicitar melhorias ao Poder Executi­vo. Esse momento mostrou que eles estão constantemen­te atentos ao que acontece além dos muros da escola e de suas próprias casas.

Melhorias nas estra­das rurais e vias urbanas, reposição de medicamentos nos postos de saúde, manu­tenção no transporte escolar, fiscalização do trânsito e sinalização no entorno das escolas, promoção de ativi­dades voltadas à educação, ciência, cultura e tecnologia, reparos e iluminação na pista de corrida, sala de informáti­ca e acesso à internet nas es­colas do interior, construção de novos espaços de lazer, mais atenção em relação à saúde para as comunidades rurais, cursos de qualificação e palestras de conscientiza­ção sobre armazenamento do lixo e reciclagem foram alguns dos tantos pedidos de atenção.

Até mesmo a pro­posta da validação do pro­jeto Vereador Mirim, com mandato de um ano para um representante, de modo a estabelecer uma comunica­ção direta entre as escolas e o Legislativo foi levantada. Diante de tudo isso, o que mais chama a atenção é que enquanto a maioria da popu­lação tem aversão à política, a juventude vê nela uma solução e uma oportunidade de fazer diferente e promover a diferença.

Nesse dia, nove es­tudantes tiveram vez e voz. Foram responsáveis a ponto de entender que estavam ali representando seus educan­dários, equipes diretivas, professores, colegas, pais, amigos e vizinhos. Com o Plenário Walter Azambuja lotado, sentiram o que é falar em público e o peso de cada palavra pronunciada – sem esquecer o principal motivo de estarem ocupando aquele posto: a representatividade de grupos de pessoas que ne­cessitam ter suas demandas ouvidas e têm o pleno direito por viverem em um sistema democrático.

A edição de 2019 da Plenária do Estudante foi conduzida pelo presidente do Legislativo

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