HONRARIA

Vice-presidente Hamilton Mourão recebe título de cidadão bageense

Vice-presidente tem fortes laços com a Rainha da Fronteira Foto: Divulgação TP

Ocorre na próxima segunda-feira (5), às 18h, na Câmara de Vereadores de Bagé, a Sessão Solene para outorga do Título de Cidadão Bageense ao vice-presidente da República, General da Reserva, Antônio Hamilton Martins Mourão, natural de Porto Alegre.

A proposição é do vereador Antenor Teixeira (Progressistas), que busca dar reconhecimento de gratidão à uma pessoa que vindo de outra cidade, criou raízes no município, elevando o nome da Rainha da Fronteira pelo Brasil afora.

Mourão possui estreitos laços afetivos com Bagé. Seu pai comandou a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, no início da década de 1970, quando morou, ainda pequena na cidade.

Filho de uma bageense, seu primeiro casamento foi com Ana Elisabeth Rossell Mourão, também bageense. Seu filho, Antônio Hamilton Rossell Mourão nasceu em Bagé.

SEGURANÇA – Para a ocasião, bem como demais agendas programadas na cidade, porém, não divulgadas, um complexo aparato de segurança já está sendo organizado em Bagé e região para a chegada do vice-presidente. Forças de segurança já trabalham de forma integrada para evitar qualquer imprevisto e vias públicas deverão ser bloqueadas no município. O Exército também já atua na região através da Operação Fronteira Sul – Forsul. No dia do evento, o prédio da Câmara passará por vistoria e somente pessoas autorizadas poderão ingressar, por exemplo, a imprensa para fazer a cobertura, mediante cadastro antecipado no site do Governo Federal e aprovação para participação. Somente cinegrafistas receberão credenciais. Nesta quinta-feira (1º), não houve sessão legislativa na Câmara de Vereadores e a da manhã da próxima segunda-feira (5) também já foi cancelada em virtude da equipe da vice-presidência da República já iniciar a preparação do local para a solenidade de outorga.

CURRÍCULO – Antônio Hamilton Martins Mourão nasceu no dia 15 de agosto de 1953, na cidade de Porto Alegre (RS). Filho do general de Divisão Antônio Hamilton Mourão e Wanda Coronel Martins Mourão, ingressou no Exército Brasileiro em 26 de fevereiro de 1972, quando ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ). Três anos depois, em dezembro de 1975, Hamilton Mourão foi designado aspirante a oficial da Arma de Artilharia. Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, concluiu os cursos Básico de Paraquedista, Mestre de Salto, Salto Livre e Guerra na Selva.

Durante a trajetória militar, ele foi instrutor da AMAN, cumpriu Missão de Paz em Angola, foi adido militar na embaixada do Brasil na Venezuela e comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS). Como Oficial General comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre (RS). Foi Comandante Militar do Sul e Secretário de Economia e Finanças do Exército.

O general Mourão foi também presidente do Clube Militar na cidade do Rio de Janeiro. Após deixar a ativa, em fevereiro de 2018, filiou-se ao PRTB, iniciando assim sua carreira política. Nas eleições de outubro de 2018, foi eleito vice-presidente da República na chapa do presidente Jair Bolsonaro, posto que ocupa desde o dia 1º de janeiro de 2019.

Comentários do Facebook