EM ALERTA

Volume de chuvas causa prejuízos e alagamentos na região

Pedras Altas foi um dos mais afetados com diversos pontos bloqueados e comunidades isoladas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Em Pedras Altas, comunidades ficaram isoladas

Em Pedras Altas, comunidades ficaram isoladas Foto: Divulgação TP

O grande volume de chuvas registrado na região nos últimos dias afetou a rotina dos municípios, principalmente o da Cidade do Castelo, Pedras Altas, que contabilizou mais de 250mm de chuvas. No interior do município, cinco pontes ficaram destruídas e o acesso as cidades de Herval, Candiota, Hulha Negra e Aceguá ficaram interrompidos. Já na sexta-feira, 31 de agosto, um comunicado anunciava o cancelamento das aulas devido às condições do clima.

Defesa Civil estadual visitou o município para detectar os problemas e orientar o Executivo

Defesa Civil estadual visitou o município para detectar os problemas e orientar o Executivo Foto: Divulgação TP

A equipe da Defesa Civil Estadual foi solicitada a comparecer no município. Dentro dos limites que permitiam acesso, juntamente com funcionários das Secretarias de Obras, Agricultura, Assistência Social, Central de Projetos e apoio da Emater, foram feitas as primeiras verificações acerca das condições das comunidades. Vários pontos de estradas ficaram interrompidos devido aos alagamentos e comunidades ficaram sem energia elétrica.

Vários locais ficaram com as passagens bloqueadas pela água

Vários locais ficaram com as passagens bloqueadas pela água Foto: Divulgação TP

Conforme o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, em entrevista ao TP nesta segunda-feira (3), alguns pontos já foram recuperados pela equipe da Secretaria de Obras do município, mas pelo menos três comunidades continuam isoladas. Questionado sobre a possibilidade do município decretar Situação de Emergência, Bebeto, que iria visitar pessoalmente os locais durante a tarde, confirmou. “Já nos reunimos com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Defesa Civil e secretarias e acreditamos que até o fim desta tarde (segunda) já assinaremos o decreto. Ainda não foi possível levantar o montante de prejuízos, mas afetará a economia do município. É necessária essa mobilização para que seja possível uma reestruturação”, afirma o prefeito.

Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido confirmada a assinatura do decreto de Situação de Emergência.

Passagens que estavam em obras ficaram parcialmente danificadas

Passagens que estavam em obras ficaram parcialmente danificadas Foto: Divulgação TP

HULHA NEGRA – No município não foram registrados grandes problemas oriundos das chuvas, que chegaram a 175mm no interior. Apenas o Desfile Cívico que estava agendado para o domingo passado (2), foi transferido para o próximo domingo (9), seguindo a mesma programação, com concentração no ginásio municipal às 8h30 e início do desfile com veículos, soberanas e escolas a partir das 9h.

CANDIOTA – A situação de Candiota está em reportagem específica, que pode ser conferida aqui.

Comentários do Facebook