OPINIÃO

10 de novembro de 1991 – O primeiro passo de Hulha Negra e Candiota

Por Marco Antônio Ballejo Canto

 

Deputado Achylles Braguirolli, relator do processo que criou o município de Hulha Negra fala em comício em 1991 Foto: Divulgação TP

Li que Paul McCartney publicou um material falando das letras das músicas que compôs. Após a separação dos Beatles, John Lennon o teria provocado dizendo que Paul havia escrito de bom “Yesterday”, traduzindo “Ontem”. Os críticos “entenderam” que John havia insinuado que Paul escrevera bem no passado. Cinquenta anos depois Paul continua excelente.

Logo depois João André me liga para lembrar que era 10 de novembro e que há trinta anos ocorreram os plebiscitos nos quais o povo aprovou a criação dos municípios de Hulha Negra e Candiota.

Ontem pode ter sido bom. Melhor quando ontem, além de bom, encaminhou algo útil de forma consistente e que se reproduz de forma permanente. As emancipações foram uma ruptura que separou o que era velho de algo que se apresentava como novo.

Para alguns, coisas de políticos. Gente interesseira. Olha o golpe aí!

Para outros, um passo firme e determinado rumo a um promissor futuro.

Era preciso que mais da metade dos eleitores votassem e que mais da metade dos que votassem o fizessem a favor do “sim”. A outra opção era o “não”. O voto não era obrigatório. O tempo poderia conspirar contra e alguns não iriam votar com tempo ruim.

10 de novembro de 1991. Amanheceu um dia impecável do ponto de vista climático, temperatura de primavera e nenhuma nuvem no céu. O universo conspirando a favor.

Em Hulha Negra, estávamos desfalcados do líder maior do movimento, Hugo Canto, que não esteve presente na “campanha” de trinta dias que antecedeu ao pleito,estava doente em Porto Alegre.

Os membros da comissão de emancipação me haviam delegado uma certa liderança no movimento. Eu não morava em Hulha Negra desde 1976. Meu pai, no hospital, me deu instruções para que eu procurasse algumas pessoas influentes no interior e concluiu:

– Vai lá, tu vais saber o que fazer.

Não era meio-dia e já sabíamos que em Hulha Negra mais da metade dos eleitores haviam votado. Que o sim venceria não havia dúvida. A contagem dos votos ocorreu em Candiota no clube da localidade que chamam hoje de Vila Residencial.

Divulgados os resultados, os que foram a Candiota acompanhar a apuração encontraram a multidão que rumou, a pé, que na época raros possuíam automóveis, para a Avenida Presidente Vargas onde a alegria reinava entre a comunidade reunida.

As emancipações foram os movimentos mais relevantes já realizados pelos povos locais em benefício deles mesmos e da região. Porém, a emancipação de um município é como a emancipação de um ser humano e deve servir para que se torne melhor todos os dias.

Marco Antônio Ballejo Canto fala em comício em 1991 Foto: Divulgação TP

 

População reunida com Milton Costa falando em comício em 1991 Foto: Divulgação TP

 

Comentários do Facebook