CLIMA

Meteorologistas alertam para possibilidade de neve e exageros sobre frio extremo

Antes do frio veio a chuva nesta segunda-feira (26) Foto: J.André

Desde a última semana, muita coisa tem sido dita sobre uma onda de frio que está chegando no Sul do Brasil. Segundo os meteorologistas da Sigma Meteorologia, que possui várias estações de monitoramento do clima na região, a possibilidade de neve não descartada em cidades do RS e de SC, entre a quarta-feira (28) e a madrugada da quinta-feira, mas ressaltam que, apesar de ser uma poderosa massa de ar frio, as informações que andam sendo divulgadas com tom sensacionalista e alarmista são falsas. “Não deve ser o apocalipse polar e nem muito menos a maior onda de frio desde 1955. De 1955 até o presente, houveram nevadas, geadas negras e frio extremo no Sul do Brasil por várias vezes. Algumas vezes nevasca típica de regiões frias de latitudes mais altas. O histórico de frio forte dos estados sulistas é grande, portanto não é tão simples uma massa de ar polar ser a mais forte desde ano A ou ano B”, alertam.

Já nesta de terça-feira (27), uma intensa massa de ar polar deve ingressar sobre o Sul do Brasil trazendo temperaturas muito baixas. Há condição para formação de geada em boa parte do Sul do Brasil entre a quinta-feira (29) e a sexta-feira (30). Alguns lugares podem ter congelamento e geada com vento.

NEVE – Conforme a MetSul Meteorologia, é muito alta a probabilidade de nevar no episódio de frio muito intenso no Centro-Sul do Brasil nesta semana. Há possibilidade de neve nos três estados do Sul, mas, particularmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com maior chance no estado gaúcho e em diversas regiões.

Numa projeção animada feita pela equipe da Metsul, é possível observar que o modelo indica neve para as áreas principalmente de relevo entre quarta e quinta. Inicialmente, o modelo aponta neve sobre os cerros da região da Campanha e na sequência para as altitudes maiores da Serra do Sudeste gaúcho (região de Pinheiro Machado e Pedras Altas). Depois, a possibilidade de nevar alcança áreas do Centro do Estado, a maioria também com elevações, como Encruzilhada do Sul e região. Por fim, a simulação computadorizada projeta neve para parte da Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

A chance de precipitação invernal (neve em flocos, chuva congelada e/ou graupel) é por demais alta nos pontos mais elevados do Sul do Brasil (cotas de altitude acima de 700 metros), chance intermediária em locais de média altitude (500 metros a 700 metros) e pequena em pontos de menor altitude (nível do mar a 400 metros) de diversas regiões gaúchas e do Sul do Brasil.

Já não se pode descartar neve no final da terça ou cedo na quarta-feira na retaguarda da frente fria entre o Norte gaúcho e Santa Catarina, mas a maior probabilidade de ocorrência do fenômeno é durante a quarta e o começo da quinta. No caso da Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense, cresce muito a chance de nevar entre o final da tarde ou noite de quarta e o amanhecer de quinta.

Ainda, conforme e MetSul, há possibilidade de o fenômeno ocorrer também em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná, além do Planalto Médio e Alto Uruguai e o Sudoeste do Paraná. Em cidades de baixa altitude não se descarta precipitação invernal na forma de graupel ou chuva congelada.

 

Comentários do Facebook