EXPOSIÇÕES

15ª Expofeira de Piratini começou com mostra de trabalhos universitários

Feira de touros e leilão de ventres teve início nesta quinta-feira (16)

Mostra de trabalhos universitários foi a atração do primeiro dia de evento

Mostra de trabalhos universitários foi a atração do primeiro dia de evento18 Foto: Divulgação TP

Teve inicio nesta quarta-feira (15), a 15ª Expofeira de Piratini, no Parque do Sindicato Rural do município. O evento é realizado juntamente com o Sindicato Rural, o Escritório Rural Fumaça e Sicredi Região Centro. A Prefeitura Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores também estão apoiando o evento, que este ano busca se aproximar da comunidade local.

A abertura 15ª Expofeira de Piratini ocorreu às 9h e contou com a Mostra de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Atividades culturais, mostra de trabalhos da universidade, bem como a participação da Emater junto dos produtores quilombolas foram uma das principais atividades desenvolvidas no primeiro dia de evento. A orquestra de música do Rotary Club e a orquestra sinfônica da Ufpel também encantaram a comunidade que se fez presente no Parque do Sindicato Rural.

Um momento importante para as escolas Estaduais Adão Pretto e República Riograndense que se fizeram presente no evento. Para o professor Gabriel Barcelos, Piratini entra para a história com um evento como este, que já conta em sua programação com atividades importantes. De acordo com o professor, oficinas, feiras da agricultura familiar e de artesanato, são fundamentais para que os alunos entendam a importância do desenvolvimento da economia piratiniense, que hoje, basicamente, tem a renda a partir da agricultura familiar, como é o caso de alunos das duas escolas localizadas no interior do município.

Nesta quinta-feira (16), começou a feira de touros nas mangueiras, leilão de ventres selecionados e touros. O 1ª Feirão de imóveis, feirão de veículos novos e seminovos, também são atrações. A exposição e agricultura familiar e comunidades quilombolas continuam com suas mostras no evento. Já na sexta-feira (17), está previsto para acontecer o concurso de borregas a partir das 9h. Também haverá remate de ovinos e gado geral, a partir das 18h.

Para o presidente do Sindicato Rural, Hugo Lobato, diante das dificuldades e da crise financeira que assola todo o país, a 15ª expofeira de Piratini, tem como objetivo o fortalecimento da economia local e por isso, a expectativa é contar com produtores e a comunidade piratiniense.

O evento que vai até domingo (19), ainda contará com mostra de cães BorderColie e Ovelheiro Gaúcho que deve acontecer entre sábado e domingo.

Comentários do Facebook