PROMOVER PINHEIRO

1º Jantar do Cordeiro à Cacimbinhas é coroado de sucesso

Cerca de 100 pessoas lotaram o Sobrado do Parque Charrua na noite de sábado, 3

Pode parecer o mais puro clichê jornalístico, porém não há outra palavra a ser empregada para descrever o 1º Jantar do Cordeiro à Cacimbinhas do que sucesso. O Sobrado do Parque Charrua – escolhido para ser o local também pelo seu simbolismo histórico, pois é uma construção datada da década de 1930 -, ficou lotado na noite do último sábado, 3, em seus dois pisos para receber pouco mais de 100 pessoas, entre convidados e colaboradores do projeto Promover Pinheiro.

Professora Ana Lúcia Costa de Oliveira entrega o projeto arquitetônico do antigo Hotel da Luz ao prefeito Felipe da Feira

Professora Ana Lúcia Costa de Oliveira entrega o projeto arquitetônico do antigo Hotel da Luz ao prefeito Felipe da Feira

ENTREGA – O evento teve o objetivo principal de angariar recursos para ajudar na revitalização do antigo Hotel da Luz, que é o chamado Marco Zero do projeto que tem por objetivo criar toda uma atmosfera de autoestima na cidade, bem como, de recuperação da beleza arquitetônica de Pinheiro Machado e sua história, visando inclusive a possibilidade no futuro de uma rota turística.

Na oportunidade, com a presença do atual prefeito Felipe da Feira (PTB), bem como, de duas das três chapas que concorrem a prefeitura (Zé Antônio e Cabral e Rogério Moura e Kisuco) – o que demonstra compromisso político com a proposta -, o Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entregou o projeto arquitetônico do prédio, que servirá de base para  busca de recursos externos com vistas ao restauro. O projeto foi entregue às mãos do prefeito pela representante da reitoria da UFPel e do Núcleo de Arquitetura, professora Ana Lúcia Costa de Oliveira.

Após um ano e meio, o levantamento foi feito nos moldes exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). O material engloba avaliação fotográfica, física, de pisos, esquadrias, patologias da construção e análise formal do prédio. A pesquisa incluiu, ainda, conversas com descendentes dos antigos proprietários.

O prefeito Felipe salientou ser uma grande satisfação poder participar do projeto. “Isso mostra que as coisas são possíveis sim. Muitas vezes a prefeitura, pelas dificuldades, não consegue dar conta de muitas necessidades da cidade. Mas quando há união, tudo acontece”, disse.

Todos os convites para o jantar foram vendidos antecipadamente

Todos os convites para o jantar foram vendidos antecipadamente

PRESENÇAS – Além do sucesso em ter esgotado os 80 ingressos um dia antes, o jantar também teve a presença de representantes de todas as entidades, com exceção do Sebrae, que fazem parte do comitê gestor do Promover Pinheiro. Estiveram prestigiando o jantar o coordenador nacional da Confederação das Associações Comercias e Empresariais do Brasil (CACB),Carlos Alberto Rezende; o coordenador da Associação de Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa), Jovenil Vitt Lima; o chefe do escritório local da Emater/Ascar, Rafael Lopes; o presidente do Sindicato Rural, Gabriel Camacho; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Júlio Moreira; Gustavo Alves do Instituto Votorantim e Fernanda Ramos, que é analista de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos. Vários representantes do projeto Empreender marcaram presença.

TELHADO – Entusiasmada, a arquiteta e designer Eulália Anselmo, que é a responsável técnica do Promover Pinheiro, salientou o sucesso do jantar e disse que a experiência caminha também neste sentido. Balizado pela filosofia de mobilização e sensibilização de uma comunidade em torno de possibilidades e objetivos comuns, este tipo de ação, segundo Eulália, encontra em Pinheiro Machado as condições mais favoráveis para que tudo dê certo. “Há todo um potencial latente, adormecido. Quando conseguimos, num dia de frio, retirar as pessoas de casa para um evento como esse, é porque despertamos nelas o espírito coletivo. Pinheiro Machado tem a exata escala para o desenvolvimento de um projeto desses”, avalia.

A arquiteta relata que o próximo passo agora é dar início a captação de mais recursos para o restauro do telhado da parte danificada do antigo Hotel da Luz (na outra parte fica a câmara de vereadores), bem como, cadastrar projetos junto a órgãos do governo federal para o restauro completo. Ela assinalou que recentemente o projeto ganhou o reforço do promotor local Adoniran Lemos, que colocou o Ministério Público à disposição para auxiliar na parte jurídica do processo.

Jantar Cordeiro à Cacimbinhs (19)

Equipe da Emater/Ascar de Pinheiro Machado é o responsável pela elaboração do Cordeiro à Cacimbinhas

PRATO – Elaborado pela equipe da Emater pinheirense na cozinha junto ao Sobrado, o Cordeiro à Cacimbinhas é também um sucesso gastronômico. O prato, que é produzido a base de carne de cordeiro e azeitonas, leva o este nome porque os principais ingredientes tem origem em Pinheiro Machado.

 

 

 

 

Confira a galeria de fotos do evento:

Comentários do Facebook